segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018

12 DE FEVEREIRO - RAY MANZAREK



EFEMÉRIDE - Raymond Daniel Manzarek Jr., músico norte-americano, nasceu em Chicago no dia 12 de Fevereiro de 1939. Morreu em Rosenheim, em 20 de Maio de 2013. Ray Manzarek foi o tecladista da banda de rock The Doors, de 1965 a 1973, e também a partir de 2001 (por motivos legais, chamada de Manzarek-Krieger desde 2009).
Frequentou cursos de piano durante a infância. Estudou cinema na Universidade da Califórnia onde conheceu Jim Morrison, em 1965. Depois de escutar os textos de Morrison, Manzarek propôs-lhe formar um grupo de rock para os musicar. Conheceram então o baterista John Densmore e o guitarrista Robby Krieger, durante uma conferência sobre Meditação Transcendental. Os quatro fundaram o grupo The Doors. Gravaram seis álbuns entre 1967 e 1971, atingindo os tops de vendas nos Estados Unidos.
O grupo separou-se em 1973, depois da morte de Morrison em Paris. Manzarek começou a gravar a solo. Durante os anos 1980, organizou também um grupo de música punk. Em 1998, o editor G. P. Putnam's Sons publicou a sua autobiografia intitulada “Light My Fire: My Life With the Doors”.
Manzarek gravou igualmente uma adaptação rock de “Carmina Burana”. Colaborou ainda com o poeta Michael McClure, a quem acompanhava musicalmente enquanto ele recitava as suas poesias.
Ray formou ainda a banda Nite City, que lançou dois álbuns (1976 e 1978).
Ray Manzarek faleceu na Clínica Romed em Rosenheim, na Alemanha, após uma longa batalha contra um cancro do ducto biliar. Estava rodeado pela esposa Dorothy e pelos seus irmãos Rick e James. O corpo foi cremado.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...