terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

27 DE FEVEREIRO - LEONARD NIMOY


EFEMÉRIDE - Leonard Simon Nimoy, actor, cenarista, realizador, produtor, poeta e fotógrafo norte-americano, morreu em Los Angeles no dia 27 de Fevereiro de 2015. Nascera em Boston, em 26 de Março de 1931.
O seu papel mais conhecido é o de Senhor Spock, nas séries de TV e nos filmes “Star Trek”. Também actuou na série clássica “Missão Impossível”, nas temporadas de 1969/71, e fez um episódio na primeira temporada de “Agente 86”. Nimoy participou no episódio “O Gorila” da série “Bonanza”, em Dezembro de 1960. Realizou “Jornada nas Estrelas: À Procura de Spock” e “Jornada nas Estrelas: A Volta para Casa”.
Leonard Nimoy tinha por origem uma família de judeus ortodoxos da Ucrânia. Incentivado pelo pai, começou a sua carreira de actor aos oito anos. Estudou depois Teatro na Universidade de Boston, mas não finalizou o curso. Na universidade, trabalhou - a tempo parcial - no National Yiddish Book Center.
Nimoy era vegetariano, tinha dois filhos e era casado com a actriz Susan Bay. Nos últimos anos, aposentou-se da carreira no cinema, para se dedicar à fotografia. Escreveu também livros de poesia e apresentou programas televisivos.
Informou, no começo de 2014, que estava com uma doença pulmonar obstrutiva crónica, causada por anos de tabagismo. Morreu no ano seguinte, na decorrência da doença. O asteróide Nimoy (4864) foi assim denominado em sua homenagem.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...