segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

5 DE FEVEREIRO - HIRAM MAXIM


EFEMÉRIDE - Hiram Stevens Maxim, inventor inglês de origem norte-americana, nasceu em Sangerville, nos Estados Unidos, em 5 de Fevereiro de 1840. Morreu em Londres no dia 24 de Novembro de 1916.
Começou por trabalhar como construtor de carroças numa fábrica em Fitchburg, no estado do Massachusetts. Ao mesmo tempo, registou a patente de diversos inventos, nomeadamente aparelhos a gás.
Aos 38 anos, passou a engenheiro-chefe da Companhia de Electricidade dos Estados Unidos, mas três anos depois emigrou para Inglaterra. Naturalizou-se inglês e passou a preocupar-se mais com os seus inventos e respectivo fabrico.
A partir de 1881, trabalhou em Londres na elaboração de uma metralhadora, arma de fogo automática. Em 1884, formou a Companhia de Armas Maxim e, no ano seguinte, fez uma demonstração ao exército britânico da primeira metralhadora automática do mundo. A arma era capaz de disparar ininterruptamente até que todo o cinto de munições fosse gasto, disparando 500 vezes por minuto, o equivalente na época aos disparos de cerca de 100 espingardas.
Quatro anos depois, o exército britânico adoptou a arma de Hiram Maxim, que ficou com o seu nome, seguindo-se, a partir de 1890, a Áustria-Hungria, o Império Alemão, Itália, a Suíça e o Império Russo como nações clientes. A arma foi utilizada pela primeira vez em combate pelas forças coloniais britânicas na guerra de Matabele, em 1893/94.
Hiram Maxim, entretanto, continuou a registar inventos, como uma arma pneumática, um silenciador, pólvora sem fumo, uma ratoeira, uma máquina voadora, etc. Esta última máquina, criada em 1891, era um biplano movido por dois motores a vapor. Chegou a levantar voo numa experiência levada a cabo três anos depois, mas veio a despenhar-se e ficou destruída, levando Maxim a desistir do projecto.
Foi ordenado cavaleiro pela rainha Vitória em 1901. Acabou por ficar surdo devido aos numerosos anos em que esteve exposto ao ruído das armas. Era irmão de Hudson Maxim, um outro inventor militar, especializado em explosivos. 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...