sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

16 DE FEVEREIRO - WILHELM VON GLOEDEN


EFEMÉRIDE - Wilhelm Von Gloeden, fotógrafo alemão, morreu em Taormina no dia 16 de Fevereiro de 1931. Nascera em Wismar, em 16 de Setembro de 1856. Os seus trabalhos foram em grande parte inovadores, já que ele foi um pioneiro na fotografia ao ar livre com o uso do nu masculino. A incorporação de elementos clássicos da Grécia antiga nas belas paisagens sicilianas fez a singularidade da sua obra.
Von Gloeden foi uma referência na produção artística antes da Primeira Guerra Mundial. Ficou conhecido internacionalmente desde o final do século XIX, mas só no início da década de 1970 é que foi redescoberto.
Filho de um oficial que morreu quando ele ainda era criança, Gloeden foi criado pela mãe, a qual se casou posteriormente com um político conservador e jornalista. Terminado o colégio, Gloeden estudou História da Arte na Universidade de Rostock, mas em breve abandonou o curso para estudar Pintura em Weimar.
Devido a uma tuberculose, no ano de 1878, mudou-se para Itália com a esperança de obter a cura, o que veio a acontecer.
Maravilhado pelas paisagens sicilianas e sobretudo pela beleza selvagem e bruta dos jovens paisanos de Taormina, iniciou-se na arte da fotografia, ajudado tanto pelos fotógrafos locais como pelo seu primo Guglielmo, que vivia em Nápoles e tinha igual fascínio pelos corpos dos jovens italianos do Sul da Itália. A partir de 1880, Von Gloeden tornou-se rapidamente famoso pelas suas fotos de efebos com poses inspiradas na arte da Antiguidade.
Por volta de 1895, o padrasto perdeu a sua fortuna e, consequentemente, Von Gloeden deixou de tero o seu apoio financeiro. Este facto foi marcante na sua vida, porque o profissionalizou. Contudo, não o abalou profundamente, pois vendia as suas fotografias em larga escala e, além disso, era costumeiramente agraciado com presentes de várias personalidades, que conhecera nos tempos de criança e que eram grandes admiradores e coleccionadores das suas obras.
Com a entrada da Itália na Primeira Guerra Mundial, deixou a um amigo a sua casa e um espólio de mais de 3 000 fotografias. Muitas das imagens tinham sido publicadas em grandes revistas da época e apresentadas em várias exposições. Em 1899, a Sociedade Fotográfica de Berlim convidara-o para fazer uma palestra sobre “Fotografia ao ar livre”.
Von Gloeden pagava aos seus modelos e isso explica em grande parte a tolerância dos habitantes daquela região pobre de Itália, em relação à sua actividade.
Ele introduziu novas técnicas na produção fotográfica, o que tornou o seu trabalho uma referência na perfeição artística. Para aquela época, a retratação do nu masculino era algo novo e fora do comum.
Faleceu em 1931, sendo sepultado junto de sua irmã, no cemitério protestante de Taormina.
Parte das suas fotos, reconhecidas hoje como obras de arte, encontram-se desde 2000 no Museu Alinari de Florença.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...