quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

8 DE FEVEREIRO - IRIS MURDOCH


EFEMÉRIDE - Jean Iris Murdoch, escritora e filósofa irlandesa, morreu em Oxford no dia 8 de Fevereiro de 1999. Nascera em Dublin, em 15 de Julho de 1919. O pai era presbiteriano, criador de gado. A mãe, de origem protestante, era cantora de formação. Durante a sua juventude, os pais mudaram-se para Dublin, o progenitor tornando-se funcionário.
Frequentou escolas progressistas, primeiramente a Froebel Demonstration School e, depois, a Badminton School, em Bristol. Estudou Literaturas Clássicas, História Antiga e Filosofia no Sommerville College, tendo efectuado uma pós-graduação também em Filosofia. Tornou-se professora em 1948, no St Anne's College em Oxford, tendo também dado aulas no Royal College of Art.
Escreveu o seu primeiro romance, “Under The Net”, em 1954, depois de ter publicado vários ensaios filosóficos e o primeiro estudo, em língua inglesa, consagrado ao filósofo existencialista francês Jean-Paul Sartre.
Em 1956, casou-se com John Bayley, também romancista e professor. A partir de 1963, dedicou-se inteiramente à escrita, tendo produzido 26 romances, vários estudos e peças de teatro em 40 anos, os últimos escritos já quando sofria de Alzheimer.
A obra de Murdoch foi fortemente influenciada por Platão, Freud e Sartre. Em 1978, conquistou o Booker Prize, com o romance “The Sea, the Sea”.
Em 2008, o “The Times” nomeou-a na sua lista dos 50 Maiores Escritores Britânicos desde 1945. A sua história está retratada num filme de Richard Eyre intitulado “Iris” (2001), protagonizado por Kate Winslet e Judi Dench.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...