quinta-feira, 26 de abril de 2018

26 DE ABRIL - JEAN-PIERRE BELTOISE


EFEMÉRIDE - Jean-Pierre Maurice Georges Beltoise, piloto automobilista francês, nasceu em Paris no dia 26 de Abril de 1937. Morreu em Dacar, em 5 de Janeiro de 2015.
Antes de iniciar a sua carreira como piloto de Fórmula 1, e depois de dois anos de serviço militar na Argélia, Beltoise ganhou onze títulos nacionais de motociclismo durante apenas 3 anos. Passou seguidamente pela Fórmula 3 e Fórmula 2, sendo então contratado pela escuderia Matra, na temporada de Fórmula 1 de 1967. No ano seguinte, ficou em segundo lugar no Grande Prémio da Holanda.
Na temporada de 1969, inscreveu-se pela escuderia de Ken Tyrrell, ao lado de Jackie Stewart, sendo o seu melhor resultado novamente um segundo lugar no Grande Prémio de França.
Em 1971, pilotando de novo pela Matra, envolveu-se num acidente que causou a morte do piloto Ignazio Giunti, em Buenos Aires, o que lhe fez perder a licença durante algum tempo.
Regressou em 1972, pela decadente escuderia BRM, vencendo - sob forte chuva - o Grande Prémio do Mónaco. Foi o último triunfo da BRM na Fórmula 1. Retirou-se das pistas em 1974, aos 37 anos.
Após o seu afastamento da Fórmula 1, passou a competir nas corridas da Classe Turismo em França, chegando a ganhar por duas vezes o Campeonato Francês com a BMW. Participou ainda em Rallies, ganhando um campeonato francês com um Alpine-Renault. Durante os anos 1980, voltou a participar em campeonatos da Classe Turismo.
Faleceu em 2015, na decorrência de um AVC. Jean-Pierre Beltoise foi o símbolo da renovação do desporto automóvel francês, tendo corrido 86 Grandes Prémios da Fórmula 1. 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...