segunda-feira, 30 de abril de 2018

30 DE ABRIL - TONY FERNANDES


EFEMÉRIDE - Anthony “Tony” Francis Fernandes, homem de negócios malaio, de ascendência portuguesa, nasceu em Kuala Lumpur no dia 30 de Abril de 1964.
Tony Fernandes é filho de um médico e de uma professora de piano. Aos doze anos, deixou a Malásia para prosseguir os estudos num pensionato britânico, o Epsom College, onde se apaixonou por práticas desportivas. Diplomou-se em Contabilidade na London School of Economics.
Durante 14 anos, trabalhou na indústria da música, sendo ex-executivo da Virgin Records. Foi controlador financeiro do Grupo Virgin criado por Richard Branson.
Regressou depois à Malásia, onde foi nomeado vice-presidente do Warner Music Group para o sudeste da Ásia.
É proprietário da AirAsia desde 2001, tendo transformado esta companhia - então falida - na líder do transporte low cost da Ásia. Adquiriu participações no capital de várias companhias aéreas baseadas nas Filipinas, Tailândia e Indonésia.
Lançou outras empresas, agrupadas na holding Tune. Em 2007, fundou a cadeia de hotéis Tune, com preços acessíveis.
Recriou a equipa Lotus F1 Racing para a disputa da temporada de Fórmula 1 de 2010 e, em 2012, a equipa adoptou o nome de Caterham F1 Team. Na temporada de 2014, após fracos resultados, decidiu vender a escuderia.
É o investidor principal (66%) e presidente do clube de futebol londrino Queens Park Rangers FC. Antes, em 2011, estivera interessado no West Ham United FC.
Tony Fernandes foi feito oficial da Legião de Honra em 2010. Promovido a comendador em 2013. Em 2011, fora igualmente nomeado comendador da Ordem do Império Britânico.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...