sábado, 28 de abril de 2018

28 DE ABRIL - CLARA PETACCI


EFEMÉRIDE - Clara (Claretta) Petacci, jovem da alta burguesia italiana, que se tornou amante - desde 1936 - do ditador italiano Mussolini, que conhecera em 1932, morreu em Giulino di Mezzegra no dia 28 de Abril de 1945.  Nascera em Roma, em 28 de Fevereiro de 1912.  O pai, Francesco Petacci, possuía uma clínica privada e tinha sido médico pessoal do Papa. Claretta era vinte e nove anos mais nova que Mussolini.
Em 27 de Abril de 1945, Mussolini e Petacci foram capturados por guerrilheiros comunistas, quando viajavam num comboio tentando fugir para a Suíça. No dia seguinte, foram levados para Mezzegra e fuzilados. Em 29 de Abril, os corpos de Mussolini e Petacci foram transportados para Piazzale Loreto, em Milão, e pendurados pelos pés junto de um posto de combustível. Foram fotografados enquanto a multidão descarregava sobre eles a sua ira.
Um livro com os diários íntimos de Clara Petacci foi publicado na Itália, em Novembro de 2009. Nesta obra, estão reunidos textos escritos entre 1932 e 1938, que revelam aspectos menos conhecidos do ditador.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...