sexta-feira, 27 de abril de 2018

27 DE ABRIL - ELLEN BAKER


EFEMÉRIDE - Ellen Louise Shulman Baker, médica e astronauta norte-americana, nasceu em Fayetteville no dia 27 de Abril de 1953. Veterana de três missões espaciais, ocupa actualmente o cargo de chefe da secção médica-educacional do departamento de astronautas da NASA.
Estudou na Bayside High School. Em 1974, obteve o bacharelato em Geologia, na Universidade de Búfalo. Doutorou-se em Medicina na Universidade de Cornell e obteve o mestrado em Saúde Pública na Universidade do Texas, onde trabalhou como interna. 
Baker entrou para a NASA em 1981, trabalhando como médica, baseada no Centro Espacial Lyndon Johnson, em Houston, no Texas. Seleccionada para o curso de astronautas da NASA em 1984, foi qualificada em Junho de 1985 e, a partir daí, exerceu diversos cargos e funções de apoio às operações das naves espaciais e da Estação Espacial Internacional.
Foi pela primeira vez ao espaço em Outubro de 1989, na missão Atlantis STS-34, a missão que colocou a sonda Galileu em órbita e a caminho de Júpiter. Nela, Baker realizou diversas experiências médicas em microgravidade. Segunda missão, em Junho/Julho de 1992, na nave Columbia STS-50, a primeira com um período extenso de duração, duas semanas, e com a tripulação a realizar experiências nos campos da dinâmica de fluido, crescimento de cristais e biologia.
O seu terceiro e último voo espacial foi na Atlantis STS-71, em Junho de 1995, aos 42 anos de idade. Esta foi a primeira viagem do programa Shuttle-Mir, a primeira acoplagem e troca de tripulação entre uma nave espacial dos Estados Unidos e uma estação orbital russa. A Atlantis também levou ao espaço o laboratório científico Spacelab, onde foram realizadas várias experiências conjuntas dos dois países. Ao todo, Ellen realizou mais de 686 horas no espaço. É casada com Kenneth J. Baker, com quem tem dois filhos.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...