terça-feira, 18 de dezembro de 2018

18 DE DEZEMBRO - CHAS CHANDLER


EFEMÉRIDE - Bryan James “ChasChandler, músico inglês, produtor musical e manager de artistas de rock, nasceu em Heaton no dia 18 de Dezembro de 1938. Morreu em Newcastle upon Tyne, em 17 de Julho de 1996, vítima da ruptura de um aneurisma na aorta.
Começou a tocar baixo em 1962, na banda Alan Price Combo. Quando o cantor Eric Burdon se juntou ao grupo, este passou a chamar-se The Animals e teve grande e imediato sucesso graças à cancão “The House of the Rising Sunm” extraída do álbum “The Animals” lançado em 1964.
Quando The Animals se separaram em 1966, Chas tornou-se manager de um guitarrista então desconhecido do grande público e que ele tinha visto em Nova Iorque, quando de uma última tournée do grupo pelos Estados Unidos: Jimi Hendrix. Foi igualmente empresário dos Slave.
Convenceu Hendrix a vir a Inglaterra, onde lhe juntou dois músicos ingleses, Mitch Mitchell e Noel Redding, formando o trio The Jimi Hendrix Experience do qual produziu os dois primeiros álbuns.
Chas participou, em 1976, na reformulação do grupo “The Animals”.
Chandler era muito criticado por linhas de baixo desconhecidas, ate ser lançado o hit “We Gotta Get Out Of This Place”, que consagrou a sua habilidade no instrumento.
Foi também um exímio vocalista de apoio, participando nos vocais de quase todas as músicas.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...