segunda-feira, 31 de dezembro de 2018

31 DE DEZEMBRO - TOM HAMILTON


EFEMÉRIDE - Thomas “Tom” William Hamilton, músico norte-americano, baixista do grupo Aerosmith, nasceu em Colorado Springs no dia 31 de Dezembro de 1951.
A família passou quase toda a infância de Tom a mudar-se pelo país, pois o pai era coronel da Força Aérea Americana. Quando se mudaram para Wayland, um subúrbio de Boston, onde moraram durante 3 anos, Tom adorou o lugar, a vizinhança e os amigos que ali fez. Depois, mudaram-se para Weston e ficaram lá até Tom entrar para o liceu.
No início da adolescência de Tom, o pai deixou a Força Aérea e arranjou um emprego em Sunapee. Ele, então, ingressou na New London High School, onde foi membro da equipa de ténis, pertenceu ao grupo de teatro e ao conselho de estudantes. Já para os estudos, não era tão dotado.
Tom descobriu a paixão pela música nessa época. O irmão mais velho, Scott, tinha uma guitarra, na qual Tom aprendeu sozinho os acordes básicos. Finalmente, conseguiu o seu próprio baixo, que começou a tocar ouvindo os álbuns dos Rolling Stones.
Entrou na sua primeira banda, Sam Citrus and The Merciless Tangerine, em 1966. Logo depois, começou a ir para Boston nos fins-de-semana, para ver outras bandas a tocar. No Verão de 1967, quando tinha 15 anos, juntou-se a um baterista de 12 anos, chamado Pudge Scott, e a um guitarrista de 16 anos, que costumava passar os Verões em Lake Sunapee, chamado Joe Perry. Os três formaram uma banda chamada Pipe Dream.
Embora a banda se tenha desfeito no final do Verão e Joe Perry tenha voltado para casa, em Massachusetts, o trio voltou a juntar-se em 1968, com mais um membro, um vocalista chamado John Curie, e um novo nome: Plastic Glass. Em 1969, reuniram-se de novo, dessa vez com o nome Jam Band.
Em 1970, Joe e Tom reencontraram-se, com planos de se mudarem para Boston no Outono e começarem finalmente as suas carreiras profissionais. Steven voltou a Sunapee, com um sério projecto de formar uma banda com Joe Perry. Primeiramente, Steven sugeriu que o seu velho companheiro de banda Don Solomon fosse o baixista do novo grupo, mas Joe insistiu que fosse Tom a ocupar esse lugar. Então, Steven acompanhou Joe e Tom na mudança para Boston. Desde o início dos Aerosmith até aos nossos dias, Steven, Tom e Joe são os três membros da banda que nunca deixaram o grupo e que até hoje permanecem como seus integrantes, pese embora uma doença grave diagnosticada a Tom Hamilton, já nos anos 2000. Nas suas ausências, tem sido substituído por David Hull.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...