quinta-feira, 27 de dezembro de 2018

27 DE DEZEMBRO - PAULA MORA


EFEMÉRIDE - Maria Paula Franco Pereira Mora, mestre em psicologia é actriz portuguesa, nasceu em Lisboa no dia 27 de Dezembro de 1956. Na popular série “Duarte e Companhia”, interpretou a personagem Joaninha.
Licenciada e Mestre em Psicologia Clínica pela Universidade Autónoma de Lisboa, é membro da Ordem dos Psicólogos. Iniciou a sua carreira de actriz no Teatro do Nosso Tempo (TNT), tendo integrado depois a companhia Reportório no Teatro Maria Matos.  Pertence ao elenco do Teatro Nacional D. Maria II, desde 1978, tendo trabalhado com encenadores como Francisco Ribeiro, Carlos Avilez, Filipe La Féria, Blanco Gil, Fernanda Lapa, Richard Cottrell, Giorgio Barberio Corsetti, Diogo Infante e João Mota. Participou em diversas séries televisivas e telenovelas.
Em 2003, estreou-se no cinema com o filme “Os Imortais” de António-Pedro Vasconcelos, tendo sido nomeada para os Globos de Ouro, na categoria Melhor Actriz/Cinema.
Ao longo da sua carreira, fez parte do elenco de várias peças de teatro e protagonizou 16 séries televisivas (1985/2014), três telefilmes, 7 telenovelas (1998/2012) e uma longa-metragem (2003).

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...