domingo, 23 de dezembro de 2018

23 DE DEZEMBRO - RICHARD ARKWRIGHT


EFEMÉRIDE - Richard Arkwright, inventor e fabricante inglês, nasceu em Preston no dia 23 de Dezembro de 1732. Morreu em Cromford, em 3 de Agosto de 1792.
Destacou-se pela invenção de uma máquina de tecer, através da qual a fibra do algodão se transformava em fio (1764). Posteriormente, iniciou o processo fabril, ao instalar uma fábrica de grandes dimensões, onde era utilizada a sua máquina (agora denominada water-frame) que, através da força-motriz de uma corrente de água, accionava as pás de uma roda. Este processo permitiu o fabrico maciço de artigos em algodão e foi um dos precursores da Revolução Industrial na Grã-Bretanha.
Os pais de Richard, que não tinham os meios de o enviar à escola, fizeram com que ele aprendesse a ler e escrever com uma prima. Depois, entrou como aprendiz para uma barbearia, começando a sai vida profissional como barbeiro e a fazer perucas.  Abriu um estabelecimento próprio em Bolton (1750). Assim ficou até aos 36 anos. Inventou então uma tinta para colorir cabelos, que lhe trouxe algum dinheiro suplementar e que facilitaria, mais tarde, o financiamento necessário para os protótipos das suas máquinas para o algodão.
Casou com a sua primeira mulher em 1755, nascendo um filho no mesmo ano. Em 1756, a esposa faleceu. Cinco anos depois, voltou a casar e teve mais três filhos, dos quais só uma filha atingiu a idade adulta.
Dotado para a mecânica, Richard Arkwright interessou-se pelas máquinas de tecer e de cardar. Em 1769, depositou o brevet da sua máquina (water-frame). O fio assim obtido ficava muito mais barato. Gastou 12 000 libras esterlinas para aperfeiçoar a máquina, conseguindo mecanizar a totalidade do processo.
Implantou a sua invenção, da Inglaterra até à Escócia. O sucesso fez com que   aparecesse muita a gente a copiar e Richard teve dificuldades em fazer respeitar o seu brevet. Este invento permitiu à Inglaterra baixar prodigiosamente o preço das suas mercadorias.
Richard Arkwright foi feito cavaleiro em 1786 e nomeado grande-xerife de Derbyshire, em 1787.
Em 1785, aproximadamente 30 000 pessoas trabalhavam em fábricas que exploravam os sues brevets. Sir Richard morreu aos 59 anos de idade.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...