quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

20 DE DEZEMBRO - MAX BROD


EFEMÉRIDE - Max Brod, escritor de língua alemã e jornalista judeu, morreu em Telavive no dia 20 de Dezembro de 1968. Nascera em Praga, em 27 de Maio de 1884. Foi amigo e testamenteiro de Franz Kafka, tendo organizado e publicado muitos dos seus escritos.
Judeu de língua alemã, estudou Direito na Universidade German Charles-Ferdinand (que na época era subdividida numa universidade de língua alemã e outra de língua checa.) e licenciou-se em 1907, indo trabalhar no serviço público. Quando a Checoslováquia se tornou independente em 1918, serviu brevemente como vice-presidente da Jüdischer Nationalrat. Desde 1924, já um escritor estabelecido, trabalhou como crítico para o “Prager Tagblatt”.
Em 1939, como os nazis tomaram Praga, Brod e a esposa fugiram para a Palestina. Vieram a fixar-se em Telavive, onde continuou a escrever, tendo trabalhado durante 30 anos como dramaturgo para o Habimah, mais tarde o teatro nacional israelita. Após a morte da esposa em 1942, Brod publicou poucos trabalhos. Tornou-se muito próximo de um casal chamado Otto e Esther Hoffe, passando férias com os dois e empregando Esther como secretária durante muitos anos. Ele, aliás, viria a passar a administração do espólio de Kafka em seu poder para Esther, através do seu testamento.
Ao contrário de Kafka, Brod rapidamente se tornara um prolífico e bem-sucedido escritor, tendo publicado 83 títulos. O seu primeiro romance (“Castelo Nornepygge”), editado em 1908, quando tinha apenas 24 anos, foi celebrado nos círculos literários de Berlim como uma obra-prima do expressionismo. Esta e outras obras fizeram de Brod uma personalidade bem conhecida da literatura de língua alemã. Em 1913, juntamente com o seu amigo Weltsch, publicou o trabalho “Anschauung Begriff und” que o tornou ainda mais famoso em Berlim e em Leipzig.
Brod conheceu Kafka em Outubro de 1902, quando ambos eram estudantes da universidade.  Tinha dado uma palestra na sala dos estudantes alemães e Kafka, um ano mais velho, dirigiu-se a ele após a palestra e acompanhou-o a casa. Pelo caminho, discutiram sobre o conteúdo da conferência. Discordavam em muitos pontos e ficaram amigos.  
A partir de então, Brod e Kafka encontravam-se com frequência, muitas vezes diariamente, e continuaram amigos até à morte de Kafka (1924). Kafka era um convidado frequente na casa dos pais de Brod, onde conheceu a sua futura namorada e noiva.
Depois de se formar, Brod trabalhou durante algum tempo para os correios. As horas de trabalho relativamente curtas deram-lhe tempo para começar uma carreira como crítico de arte e escritor freelancer. Por razões semelhantes, Kafka arranjou emprego numa agência de seguros.
Durante a vida de Kafka, Brod repetidamente tentou dar-lhe confiança no seu talento para a escrita, de que Kafka duvidava frequentemente. Brod pressionou Kafka para publicar os seus trabalhos e foi provavelmente devido a isso que ele começou a escrever um diário.
Com a morte de Kafka, Brod ficou o administrador da sua herança e preservou os seus trabalhos inéditos da incineração. As obras foram sendo publicadas, a título póstumo.
Quando Brod fugiu de Praga, em 1939, levou consigo uma mala com os documentos de Kafka:  notas inéditas, diários, rascunhos, etc.. Alguns destes materiais foram editados e publicados em 6 volumes. Após a sua morte, este tesouro de material foi passado para Esther Hoffe. Um manuscrito original de “O Processo” viria a ser leiloado em 1988 por 2 milhões de dólares.
Em 1948, Max Brod foi galardoado com o Prémio Bialik pelo seu romance “Galilei in Gefangenschaft”, causando celeuma em virtude de não estar escrito em hebraico. Em 1960, publicara a sua autobiografia (“Streibares Leben”).

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...