quinta-feira, 6 de dezembro de 2018

6 DE DEZEMBRO - RICARDO MATOSINHOS


EFEMÉRIDE - Ricardo Matosinhos, trompista português, pedagogo e autor de materiais didácticos, nasceu em 6 de Dezembro de 1982.
Estudou trompa com os professores Ivan Kučera (Esproarte) e Bohdan Šebestik (ESMAE). Prosseguiu os estudos musicais no jazz, tendo tido aulas com o saxofonista Mário Santos.
Participou em diversos cursos de aperfeiçoamento em Portugal e no estrangeiro. Foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian, entre 1998 e 2004.
Em 2007, foi-lhe atribuído o 2º prémio no concurso Jovens Músicos na modalidade de Trompa Nível Superior. Como artista convidado, colaborou com a Orquestra Filarmonia das Beiras, Orquestra do Norte, Orquestra de Jazz de Matosinhos, Remix Ensemble e ONP, entre outras. Ministrou diversos workshops e cursos de aperfeiçoamento, em Portugal e na República Checa.
Concluiu, em 2012, os mestrados em Ciências da Educação e em Ensino da Música na Universidade Católica, com a apresentação da dissertação “Bibliografia Seleccionada e Anotada de Estudos para Trompa Publicados entre 1950 e 2011”.
É autor de materiais pedagógicos para o ensino da trompa, publicados pela AvA Musical Editions e pela Phoenix Music Publications.
Os seus “15 Estudos para Trompa Grave” receberam uma menção honrosa no concurso de composição organizado em 2014 pela International Horn Society.
Actualmente, lecciona na Academia de Música de Costa Cabral e na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo, ambas no Porto. É membro da International Horn Society.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...