terça-feira, 25 de dezembro de 2018

25 DE DEZEMBRO - NOEL REDDING


EFEMÉRIDE - David Noel Redding, músico de rock inglês, mais conhecido por ter sido membro da banda The Jimi Hendrix Experience, nasceu em Folkestone no dia 25 de Dezembro de 1945. Morreu em Clonakilty, na Irlanda, em 11 de Maio de 2003.
Foi seleccionado por Chas Chandler para tocar com Jimi Hendrix em 1966 e deixou a banda em 1969. Apesar de ter participado noutros grupos, antes e depois de Hendrix, nunca alcançou o mesmo sucesso e aposentou-se na Irlanda em 1972.
Aos nove anos, Redding aprendeu a tocar violino na escola. Depois, mandolim e guitarra. A sua primeira apresentação em público foi no Hythe Youth Club e, seguidamente, actuou na escola Harvey Grammar, onde estudava.
As principais bandas locais onde tocou foram: The Strangers, The Lonely Ones, Bob Hiscocks, Mick Wibley e Pete Kircher. Esta última banda chegou a gravar um EP no Hayton Manor Studio, em Stanford, com Noel Redding na guitarra. Tocou ainda na The Loving Kind.
Aos 17 anos, Redding tornara-se músico profissional e fez uma tournée pela Escócia e Alemanha, com os grupos Neil Landon and the Burnettes e Loving Kind.
Redding foi a primeiro músico a entrar no Jimi Hendrix Experience e também o primeiro a sair. O último show com eles foi em Junho de 1969. Entretanto, participara na gravação de 3 álbuns lendários: “Are You Experienced”, “Axis: Bold as Love” e “Electric Ladyland”.
Em 1968, ainda antes de sair do Experience, Redding formou uma banda chamada Fat Mattress. A banda produziu dois álbuns, tendo-se separado logo após o lançamento do segundo, em 1970.
Já na Irlanda, formou a The Noel Redding Band. Gravaram dois álbuns com a editora RCA, fizeram três tournées pela Holanda, duas pela Inglaterra, uma pela Irlanda e uma última de 10 semanas pelos Estados Unidos. A banda separou-se depois de uma briga com a companhia que os gerenciava. As faixas gravadas para um terceiro disco foram lançadas como “The Missing Album” pela Mouse Records.
Redding foi encontrado morto na sua casa em Clonakilty. Tinha 57 anos. Foi reportado que a morte decorrera de um choque hemorrágico causado por varizes esofágicas em reacção a uma cirrose no fígado.
Escrevera uma autobiografia (“Are You Experienced?: Inside Story of the Jimi Hendrix Experience”), em colaboração com Carol Appleby (1990).

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...