quinta-feira, 30 de março de 2023

30 DE MARÇO - BILL WITHERS

EFEMÉRIDE - William Harrison “Bill Withers, Jr., cantor e compositor norte-americano de blues e soul que actuou e gravou de 1970 a 1985, morreu em Los Angeles no dia 30 de Março de 2020. Nascera em Slab Fork, em 4 de Julho de 1938.

Gravou vários sucessos importantes, incluindo “Lean on Me”, “Ain’t No Sunshine”, “Use Me”, “Just the Two of Us”, “Lovely Day” e “Grandma’s Hands”.

Withers ganhou três Grammy Awards e foi nomeado para mais quatro.

A sua vida foi o tema do documentário “Still Bill”, de 2009. Ele foi incluído no Rock and Roll Hall of Fame, em 2015.

Withers era o mais novo de seis irmãos na pequena cidade de mineração de carvão de Slab Fork, Virgínia Ocidental.

Withers tinha treze anos de idade quando o pai morreu. Gago, foi criado pela sua avó em grande parte da infância.

Ele alistou-se na Marinha dos Estados Unidos aos dezoito anos e aí esteve durante nove anos, período em que ficou interessado em cantar e escrever músicas.

Dispensado da Marinha em 1965, mudou-se para Los Angeles em 1967, para tentar uma carreira musical. Só alcançou o objectivo quatro anos depois, quando lançou o seu primeiro disco, “Just as I Am”, que inclui hits como “Grandma’s Hands” e “Ain’t No Sunshine”. Lançou mais seis álbuns em sete anos e afastou-se dos palcos, continuando a actuar, mas como compositor.

As suas canções foram interpretadas por artistas como Michael Jackson, Aretha Franklin, Barbra Streisand, Diana Ross, Tom Jones, Paul McCartney, Sting e Mick Jagger e apareceram no cinema e na TV, sendo bandas sonoras de filmes como “Beleza americana”, “O guarda-costas” e “Jerry Maguire, entre outros. Em 2015, foi incluído no Rock and Roll Hall of Fame.

Withers faleceu em Março de 2020 devido a problemas cardíacos, aos 81 anos. Ele deixou sua mulher, Marcia, e dois filhos, Todd e Kori. 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...