quinta-feira, 17 de outubro de 2024

17 DE OUTUBRO - WILLIAM ANDERS

EFEMÉRIDE - William Alison Anders, astronauta norte-americano, tripulante da missão Apollo 8, a primeira a voar em órbita da Lua, nasceu em Hong Kong no dia 17 de Outubro de 1933. Morreu no Condado de San Juan, em 7 de Junho de 2024, vítima de um acidente aéreo.

Nascido em Hong Kong, então domínio britânico, filho de um tenente da US Navy, ainda criança mudou-se com a família para Annapolis, em Maryland, onde o pai assumiu o cargo de professor de Matemática na Escola de Pós-Graduação Naval.

Passado algum tempo, a família retornou para a China, de onde ele e a mãe fugiriam para as Filipinas após o ataque japonês a Nanquim.

Junto com a mãe, ele iniciou a jornada para as Filipinas num trem de transporte de tropas de lá até Cantão, onde os dois se hospedaram num modesto hotel situado a 200 metros de um rio que os japoneses bombardeavam, o mesmo rio que depois tiveram de cruzar para continuar a fuga.

De volta aos Estados Unidos, formou-se em Engenharia Eléctrica na Academia Naval dos Estados Unidos, em Annapolis, Maryland, em 1955.

Após a formatura, entrou para a Força Aérea com a patente de segundo-tenente, e continuou a estudar, formando-se em Engenharia Nuclear no Instituto de Tecnologia da Força Aérea em 1962.

Depois de receber as suas asas de piloto em 1956, integrou, como piloto de caça, os esquadrões do Aerospace Defense Command, baseados na Califórnia e na Islândia, que interceptavam os bombardeiros soviéticos que na época voavam, como desafio, próximos das fronteiras aéreas dos EUA e da NATO. Estava nesta função em 1963, quando foi seleccionado para o grupo de astronautas da NASA.

Trabalhando inicialmente em funções em Terra, em 1966 actuou como piloto-reserva da missão Gemini XI.

Foi ao espaço em Dezembro de 1968, como tripulante da Apollo 8 - com a função oficial de piloto do módulo lunar apesar da nave não transportar nenhum ML - a missão que entrou em órbita da Lua pela primeira vez, junto com os astronautas Frank Borman e James Lovell. Durante este voo, ele fez - na véspera de Natal, uma das mais icónicas imagens das missões Apollo, a que mostra a Terra nascendo no horizonte lunar, “Earthrise”, considerada pela revista “TIME” uma das dez fotografias que mudaram o mundo.

No ano seguinte, a foto seria também reproduzida num selo criado pelo Serviço Postal dos Estados Unidos, com a frase «No princípio, Deus criou...» inserida nela.

Depois da missão, ele foi designado como piloto-reserva do módulo de comando da Apollo 11 e posteriormente aceitou um cargo no National Aeronautics and Space Council (NASC) ainda mantendo o status de astronauta activo, entre 1969 e 1973, quando trabalhou em ligação com o governo dos Estados Unidos, para o desenvolvimento de políticas relativas à pesquisa, planeamento e operações de sistemas aeronáuticos e espaciais.

Em 1976, foi nomeado embaixador dos Estados Unidos na Noruega pelo presidente Gerald Ford, onde ficou durante um ano e retirou-se finalmente da vida pública e dos negócios em 1993, após dirigir durante três anos a empresa General Dynamics.

A cratera Anders, na Lua, foi baptizada assim em sua homenagem.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...