sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

EFEMÉRIDE Frank Owen Gehry, Ephraim Owen Goldberg de seu nome de baptismo, arquitecto canadiano, naturalizado norte-americano, professor de arquitectura na Universidade Yale e considerado um dos mais importantes arquitectos vivos, nasceu em Toronto no dia 28 de Fevereiro de 1929.
Venceu em 1989 o Pritzker Prize, que é uma espécie de “Nobel da Arquitectura”. Gehry é conhecido pelo seu design arrojado, repleto de estruturas curvas, geralmente em metal. Os seus projectos, disseminados por várias cidades do mundo, tornaram-se atracções turísticas e incluem residências, museus e sedes de empresas. A sua obra mais famosa é o Museu Guggenheim Bilbao, em Bilbao, Espanha, todo revestido de titânio. Outros seus projectos importantes são o Walt Disney Concert Hall no centro de Los Angeles, a Casa Dançante em Praga, na República Checa, e a sua residência particular, em Santa Mónica, Califórnia, obras que marcaram o início da sua carreira.
Nascido de uma família de origem judia polaca, mudou-se aos dezassete anos para Los Angeles, onde se licenciou na University of Southern California. Estudou depois Planeamento Urbano em Harvard. Adoptou o nome porque hoje é conhecido em 1954.
Em 2007 projectou e realizou, no Walt Disney Concert Hall, um palco desmontável inspirado numa taverna lisboeta, para a actuação da cantora portuguesa Mariza. Foi a primeira vez que Frank trabalhou tão próximo de um artista ligado à música. Vive actualmente em Los Angeles.
O cineasta Sydney Pollack realizou em 2005 o filme “Esboços de Frank Gehry”.
Frank chegou a ser contactado para a reformulação do Parque Mayer em Lisboa, mas o projecto não foi por diante em razão dos custos ou por motivos políticos e/ou ambientais.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...