quinta-feira, 23 de agosto de 2012

EFEMÉRIDEGlória Maria Cláudia Pires de Morais, actriz brasileira, nasceu no Rio de Janeiro em 23 de Agosto de 1963.
Foi casada com o actor e cantor Fábio Jr, pai da sua filha Cléo Pires, que também é actriz. Actualmente está casada com o músico Orlando Morais, de quem tem três filhos.
Estreou-se na televisão com cinco anos de idade, em 1968, na telenovela “A Pequena Órfã” da TV Excelsior. Depois, em 1972, trabalhou ao lado do pai e do humorista Chico Anysio em “Chico City”, ainda na época da TV a preto e branco.
Durante a década de 1970 participou em diversos shows da TV Globo, como “Satiricom”, “Faça Humor, Não Faça Guerra” e “Chico em Quadrinhos”. Participou em duas novelas assinadas por Janete Clair: “O Semideus” (1973) e “Duas Vidas” (1976).
Fez o seu primeiro papel marcante na história das telenovelas em “Dancin' Days” (1978) de Gilberto Braga. O seu óptimo desempenho rendeu-lhe o papel de protagonista na novela “Cabocla” (1979).
Na década de 1980 integrou o elenco de diversas produções, entre elas: “Água Viva”, “Louco Amor”, “As Três Marias”, “Partido Alto”, “Direito de Amar” e a mini-série “O Tempo e o Vento”.
Outra contribuição importante na TV foi em “Vale Tudo”, que é considerada por muitos como a melhor telenovela das 21h do país, por mostrar o Brasil de forma muito realista.
Na década de 1990 acumulou participações em “Mico Preto”, “O Dono do Mundo”, “O Rei do Gado”, “Anjo Mau”, “Suave Veneno” e na mini-série “Memorial de Maria Moura”.
Inesquecível a sua interpretação de duas gémeas em “Mulheres de Areia” (1993), que lhe rendeu o Prémio Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA) como Melhor Actriz de 1993, além do Troféu Imprensa de Melhor Actriz no mesmo ano. Apesar do apelo sexual de algumas das suas personagens, negou todos os convites da revista “Playboy” para posar nua.
Após três anos de afastamento das novelas, voltou à televisão em 2002, em “Desejos de Mulher”.
Em 2005 protagonizou “Belíssima” e, em 2007, esteve mais uma vez numa trama do autor Gilberto Braga, “Paraíso Tropical”. Neste mesmo ano, recebeu o Prémio Mário Lago, na homenagem aos Melhores do Ano, do programa “Domingão do Faustão” da Rede Globo de Televisão.
Durante toda a sua carreira actuou somente numa peça de teatro – um espectáculo infantil. No cinema, estreou-se em 1981, no filme “Índia, a Filha do Sol”. Participou também em “Memórias do Cárcere” (1984), “Besame Mucho” (1987) e “Jorge, um Brasileiro” (1988).
Em 1995 actuou em “O Quatrilho”. Pelo seu desempenho, recebeu três prémios, entre os quais os dos Festivais de Havana e de Viña del Mar. Em 1999 participou no filme “Pequeno Dicionário Amoroso”. Dois anos depois, integrou o elenco de “A Partilha” e, em 2006, ao lado de Tony Ramos, esteve na comédia romântica “Se Eu Fosse Você”, um dos maiores sucessos de bilheteira do cinema brasileiro nos últimos anos.
A partir de 2008 decidiu dedicar-se ainda mais à família e, juntamente com os filhos e marido, foi morar para Paris. Em 2008 filmou ainda a continuação de “Se Eu Fosse Você” (“Se Eu Fosse Você 2”) e “É Proibido Fumar”. No início de 2009, actuou nas filmagens de uma longa-metragem sobre a vida do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e, em 2011, voltou às novelas com “Insensato Coração” de Gilberto Braga e Ricardo Linhares.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...