sexta-feira, 11 de julho de 2014

11 DE JULHO - SUZANNE VEGA



EFEMÉRIDESuzanne Nadine Vega, autora, compositora e intérprete norte-americana, nasceu em Santa Monica (Califórnia) no dia 11 de Julho de 1959. Tornou-se conhecida mundialmente com a canção “Luka”, incluída no álbum “Solitude Standing”.
Devido à origem étnica do padrasto, um porto-riquenho, Suzanne cresceu e viveu grande parte de sua juventude numa região de Manhattan, Nova Iorque, habitada predominantemente por latinos.
Por volta de 1968, com nove anos de idade, começou a escrever os primeiros poemas. Com 14 anos, escreveu a sua primeira canção. Tempos depois, matriculou-se na High School of Performing Arts, onde estudou dança moderna até meados de 1977. Posteriormente, entrou no Barnard College, onde estudou literatura inglesa. Começou a colaborar com um grupo de cantores, sendo influenciada pelo compositor canadiano Leonard Cohen, de quem gravaria algumas músicas.
Dispondo apenas de um violão, Suzanne apresentava as suas canções, com forte influência do folk, em bares situados na Greenwich Village. Actuou algumas vezes no Folk Club, um dos locais em que Bob Dylan também se apresentou nos primeiros anos da sua carreira.
Os bons desempenhos proporcionaram-lhe o seu primeiro contrato para gravação, em 1983. O resultado foi o seu álbum de estreia, lançado dois anos depois. Muito elogiado pela crítica especializada dos Estados Unidos, o álbum foi disco de platina no Reino Unido. No Canadá, foram vendidas aproximadamente 200 mil cópias. O clip da canção “Marlene on the Wall” foi exibido em vários canais de televisão, destacando-se o VH1 e a MTV.
A fama mundial chegou com o álbum “Solitude Standing” de 1987, elogiado pela crítica e pelo público. A canção “Luka” foi tocada nas rádios do todo o mundo. Foram vendidas mais de um milhão de cópias, influenciando vários artistas folk e rendendo uma tournée mundial.
Suzanne casou-se nos anos 1990 com o produtor Mitchell Froom, sendo mãe dois anos depois.
O álbum “Nine Objects of Desire”, lançado em 1996 e composto de letras simples, possibilitou novo sucesso e mais uma tournée. A canção “Caramel” foi mesmo banda sonora do filme “The Truth About Cats and Dogs”. Dois anos depois, em 1998, Suzanne divorciou-se de Mitchell Froom, que mantinha uma relação extra-matrimonial com a cantora Vonda Shepard. Suzanne Vega só lançaria novo disco em 2001 – “Songs in Red and Gray”. Três canções presentes no disco causaram polémica por abordarem o rompimento do casamento da cantora.
No fim dos anos 1990, publicou um livro intitulado “The Passionate Eye”. Em 2003, foi lançado o álbum “Retrospective: The Best of Suzanne Vega”, com duas versões: uma britânica (27 canções, entre elas seis gravadas ao vivo) e uma norte-americana com 21 canções.
Em 2007, saiu o disco “Crime and Beauty” e, em 2014, um novo CD com canções que ela tem vindo a cantar nos espectáculos ao vivo. O seu primeiro DVD tem 52 músicas.
Suzanne Vega veio a Portugal em Julho de 2008, apresentando-se no Teatro Municipal da Guarda. Em Outubro de 2010, actuou no Hard Rock Café em Lisboa.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...