terça-feira, 8 de julho de 2014

8 DE JULHO - JORGE ÁLVARES



EFEMÉRIDEJorge Álvares, explorador português, morreu em Sanchoão, na China, no dia 8 de Julho de 1521. Nascera em Freixo de Espada à Cinta, em data desconhecida. Foi o primeiro europeu a aportar em território chinês.
Fazia parte do grupo de portugueses que, de Malaca, se dirigiram à China, em 1513, a mando de Jorge de Albuquerque, governador de Malaca e sobrinho do conquistador Afonso de Albuquerque. A esta visita seguiu-se o estabelecimento de algumas feitorias portuguesas na província de Cantão, onde mais tarde se viria a situar o entreposto de Macau. De acordo com os registos disponíveis, foi também o primeiro europeu a alcançar e visitar o território que actualmente se chama Hong Kong.
Possuía um junco, com o qual se dedicava ao comércio entre Malaca e Cantão, juntamente com Simão de Andrade e Rafael Perestrelo, pioneiros deste tipo de comércio, que era considerado ilegal pelos chineses.
Participou numa guerra contra o sultão de Bintão, capitaneando uma galé da Armada Portuguesa. Com a abordagem de Tamang (Cantão), apesar da oposição do mandarim local, conseguiu estabelecer-se numa praia da ilha de Sanchoão, onde ergueu uma cabana que servia de refúgio aos comerciantes clandestinos e onde, para se sentir como em terra portuguesa, fez assentar um padrão.
Passou a ser considerado como feitor português de Tamang, continuando, no seu junco, a navegar pelas Molucas. Nestas águas veio a ser atacado pelos indígenas de Ternate, sendo gravemente ferido. Faleceu na sua cabana, não sem antes ter pedido para ser sepultado junto do padrão que fizera erigir e onde já se encontravam as cinzas do filho, falecido seis anos antes.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...