quarta-feira, 2 de julho de 2014

2 DE JULHO - MARIO PUZO



EFEMÉRIDEMario Gianluigi Puzo, escritor e guionista norte-americano, morreu em Bay Shore no dia 2 de Julho de 1999, vítima de ataque cardíaco. Nascera em Manhattan, Nova Iorque, em 15 de Outubro de 1920. Escreveu algumas obras sob o pseudónimo de Mario Cleri.
Tinha por origem uma família de imigrantes napolitanos, que morava em Hell's Kitchen. Criado num bairro pobre e violento de Manhattan e atraído desde muito cedo pelo jogo, paixão que nunca abandonou, desenvolveu também o gosto pela literatura, tendo-se licenciado na Universidade de Nova Iorque. Quando anunciou à família o seu projecto de se tornar escritor, a declaração foi tomada como uma demonstração de insanidade mental.
Ingressou na Força Aérea dos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial, tendo prestado serviço na Ásia e na Alemanha.
Publicou o seu primeiro conto, “O último Natal”, na revista “American Vanguard” em 1950. Cinco anos mais tarde, procurando avidamente o sucesso, publicou “The Dark Arena”, um vigoroso romance sobre a vida de um veterano de guerra, desambientado num país em paz. O livro, porém, embora muito bem recebido pela crítica, passou despercebido junto do grande público.
Em 1965, escreveu “The Fortunate Pilgrim”, com idêntico resultado. Surgiu-lhe então uma oferta irrecusável – um adiantamento de cinco mil dólares para escrever um livro sobre a Máfia. O resultado foi “O Padrinho”, publicado em 1969. Narrando a emocionante e violenta história de Don Vito Corleone, um dos chefes da Máfia, o romance transformou o autor numa celebridade literária. A obra foi depois adaptada ao cinema pelo realizador Francis Ford Coppola, numa série de três filmes, lançados em 1972, 1974 e 1990, que tiveram igualmente grande sucesso e ganharam diversos Oscars (nove prémios no total). Puzo escreveu os guiões juntamente com Coppola.
Mario Puzo foi autor de quinze livros, tendo os dois últimos sido publicados postumamente. “O Padrinho”, a sua obra-prima, foi em parte baseado em reportagens, trabalhos e pesquisas que fizera como jornalista.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...