segunda-feira, 7 de julho de 2014

7 DE JULHO - JOSEPH MARIE JACQUARD



EFEMÉRIDEJoseph Marie Charles, conhecido por Jacquard, tecelão francês e inventor do tear semi-automático, nasceu em Lyon no dia 7 de Julho de 1752. Morreu em Oullins, em 7 de Agosto de 1834. Em 1801, construiu um tear semi-automatizado, que ficou conhecido por tear Jacquard e que podia fazer mesmo os desenhos mais complicados. Este tear era programado através de uma série de cartões perfurados, cada um deles controlando um único movimento da lançadeira.
Filho de tecelões, ele era aprendiz têxtil desde os dez anos de idade. Sentia-se constrangido com a monótona tarefa que lhe era confiada desde a adolescência: - alimentar os teares com novelos de linhas coloridas, a fim de formar desenhos nos panos que estavam a ser trabalhados.
Como toda a operação era manual, a tarefa de Jacquard e dos companheiros era interminável. A cada momento, tinham que mudar os novelos, seguindo as determinações previstas. Com o tempo, ele foi percebendo que as mudanças eram sempre sequenciais. Inventou, então, um sistema de cartões perfurados, onde se poderia registar, ponto a ponto, o programa para a confecção de cada tecido. O seu tear podia ler os cartões e executar as operações nas sequências programadas. A primeira demonstração prática do sistema aconteceu na viragem do século XIX, em 1801. Os mesmos cartões perfurados, que mudaram a rotina da indústria têxtil, teriam – poucos anos depois – uma influência também decisiva nos primeiros computadores.
Em Abril de 1805, Napoleão encontrou-se com ele, quando de uma estadia em Lyon e, algumas semanas depois, Jacquard recebia da Academia de Lyon o Prémio dos Inventores. A partir daí, foram muitos os prémios, honrarias e recompensas que recebeu. Em Novembro de 1819, foi feito Cavaleiro da Legião de Honra e, em 1826, foi nomeado conselheiro municipal de Oullins. 
Em Lyon, o tear Jacquard marcou os primeiros passos da revolução industrial, sendo por vezes acusado de contribuir para o desemprego, em virtude de diminuir o número de trabalhadores necessários para cada tarefa. Como acontece hoje ainda, afinal, quando da aplicação da informática ou de outras automatizações em diversas actividades.
Em Agosto de 1840, foi inaugurada em Lyon a sua estátua em bronze, que foi substituída – em 1947 – por uma estátua em pedra. Para comemorar o centenário de Joseph Marie Jacquard, os Correios Franceses emitiram, em 1943, um selo com a sua efígie.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...