quinta-feira, 3 de julho de 2014

3 DE JULHO - ANDY GRIFFITH



EFEMÉRIDEAndy Griffith, de seu verdadeiro nome Andrew Samuel Griffith, actor, realizador e produtor norte-americano, morreu em Roanoke Island no dia 3 de Julho de 2012, vítima de crise cardíaca. Nascera em Mount Airy, na Carolina do Norte, em 1 de Junho de 1926.
Nos anos 1940, o então jovem Andy queria tornar-se cantor de ópera. Para isso, estudou música, que chegou também a ensinar. O encontro com a sua futura mulher, a actriz Barbara Edwards, fez porém com ele direccionasse o seu interesse para a arte de representar. 
Ele foi um verdadeiro ícone da televisão americana, tendo tido uma carreira de mais de cinquenta anos, partilhada entre a música, o teatro, o cinema e a TV. Apareceu também, como convidado, em numerosos shows. Foi nomeado para um Emmy Award em 1981, graças ao telefilme “Murder in Texas”.
Entrou como actor em cerca de cinquenta filmes e séries (a maioria na televisão), tendo produzido uma dezena. O seu último trabalho ocorreu em 2001, num episódio de “Dawson's Creek”. Recebeu, em Novembro de 2005, a Medalha Presidencial da Liberdade, das mãos do então presidente americano George W. Bush.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...