quinta-feira, 10 de agosto de 2017

10 DE AGOSTO - RUI KNOPFLI

EFEMÉRIDERui Manuel Correia Knopfli, poeta, jornalista e crítico literário e de cinema português, nasceu em Inhambane, Moçambique, em 10 de Agosto de 1932. Morreu em Lisboa no dia 25 de Dezembro de 1997.
Fez os seus estudos em Lourenço Marques (actual Maputo) e em Joanesburgo (África do Sul), tendo sido, entre 1954 e 1974, delegado de propaganda médica.
Publicou uma obra que cruza as tradições literárias portuguesa e anglo-americana. Integrou o grupo de intelectuais moçambicanos que se opôs ao regime colonial. Foi director do vespertino “A Tribuna” (1974/75).
Com o poeta João Pedro Grabato Dias, fundou em 1972 os cadernos de poesia “Caliban”.
Deixou Moçambique em Março de 1975. A nacionalidade portuguesa não impediu que a sua alma fosse assumidamente africana, mas a desilusão pelos acontecimentos políticos está expressa na poesia publicada após sair de Moçambique.
Tem colaboração dispersa por vários jornais e revistas. Desempenhou funções de conselheiro de Imprensa na Embaixada de Portugal em Londres (1975/97).
O seu livro “O Corpo de Atena”, de 1984, recebeu o Prémio de Poesia do PEN Clube. Faleceu no dia de Natal de 1997 e foi sepultado em Vila Viçosa.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...