quarta-feira, 23 de agosto de 2017

23 DE AGOSTO - NICOLA SACCO



EFEMÉRIDE - Nicola Sacco, de seu verdadeiro nome Fernando Sacco, militante anarquista italo-americano que - juntamente com Bartolomeo Vanzetti - foi preso, processado, julgado e condenado nos Estados Unidos da América na década de 1920, sob a acusação de dois homicídios, morreu na prisão de Charlestown, Massachusetts, nos Estados Unidos, em 23 de Agosto de 1927. Nascera em Torremaggiore no dia 22 de Abril de 1891. Sobre a sua culpa houve muitas dúvidas logo na época do julgamento.
Filho de um pequeno agricultor, recusara continuar a trabalhar no campo e, em 1908, emigrou para os Estados Unidos. O barco que o transportou desde Nápoles chegou a Ellis Island, em Nova Iorque, em 2 de Maio.
Teve diversos ofícios, antes de começar a trabalhar numa fábrica de calçado em Stoughton, no Massachusetts. Casou-se e fundou família. Em 1913, aderiu ao ideário anarquista depois de se encontrar com um compatriota, Bartolomeo Vanzetti, radicalizando-se para o terrorismo revolucionário, cujo principal mentor era o advogado Luigi Galleani.
Já residindo há mais de cinco anos nos Estados Unidos, obteve a nacionalidade norte-americana. Quando os EUA entraram na 1ª Guerra Mundial, ao lado dos aliados, Nicola foi com Vanzetti para o México, afim de evitar a vida militar.
Foi preso em Maio de 1920, na companha do seu presumido cúmplice Bartolomeo, acusado de dois homicídios ocorridos em 1919 e 1920. Foi o princípio do caso Sacco e Vanzetti.
Nem ele nem Bartolomeo foram absolvidos, mesmo depois de um outro homem ter admitido, em 1925, ser o autor dos crimes. Foram condenados à pena capital e executados na cadeira eléctrica.
Há uma citação sobre ambos no poema “América” de Allen Ginsberg. Howard Fast, escritor de origem judaica, narrou a história dos dois anarquistas, no livro “Sacco e Vanzetti”.
Em 23 de Agosto de 1977, precisamente 50 anos depois das execuções, o governador do Massachusetts, Michael Dukakis, reabilitou-os declarando que «todas as desonras caídas sobre os seus nomes deveriam ser retiradas e para sempre» …  

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...