segunda-feira, 21 de agosto de 2017

21 DE AGOSTO - BOB MOOG


EFEMÉRIDE – Robert “Bob” Arthur Moog, inventor, músico e engenheiro electrónico norte-americano, morreu em Asheville no dia 21 de Agosto de 2005, vítima de tumor cerebral. Nascera em Nova Iorque, em 23 de Maio de 1934. Juntamente com o compositor e professor de solfejo Herbert Deutsch, inventou o sintetizador Moog, apresentado no congresso Audio Engineering Society, em 1964.
Depois dos seus estudos, começou por reparar Thereminvox, juntamente com o pai. Em colaboração com Herbert Deutsch, começou – mais tarde - a produzir sintetizadores que tiveram grande sucesso.
Lançou-se no fabrico em maior escala, criando a empresa R. A. Moog Inc., na qual foram produzidos os primeiros sintetizadores comercializados, que foram utilizados por artistas como Wendy Carlos, Beatles, The Doors, Jean-Michel Jarre, grupo de rock progressivo Emerson e Lake & Palmer, entre outros. Lançou posteriormente o Minimoog, o mais vendido pela empresa em todos os tempos. Foi utilizado um seu sintetizador na banda sonora do filme “Laranja Mecânica”.
No seu apogeu, em 1971, a sua fábrica empregava 42 pessoas e propunha mais de 25 modelos no seu catálogo. Anunciava-se, porém, um declínio.
Robert vendeu a companhia em 1972. A nova empresa alteou o nome para Moog Music Inc. e continuou a lançar célebres instrumentos como o Moog Taurus, um sintetizador para ser tocado com os pés e utilizado como um contrabaixo; o Vocoder (ligado a um microfone, permitia alteração na voz); o Polymoog, de 1976, polifónico que vinha com sons gravados de fábrica; o Moog Liberation, teclado que permitia ser colocado no usuário como uma guitarra; e o   Memorymoog, que permitia a gravação de sons pelo tecladista.
Bob Moog ficou na história da música electrónica mundial.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...