terça-feira, 22 de agosto de 2017

22 DE AGOSTO - VASILE ALECSANDRI


EFEMÉRIDE - Vasile Alecsandri, poeta, dramaturgo, folclorista, político e diplomata romeno, morreu em Mirceşti no dia 22 de Agosto de 1890, vítima de cancro, de que sofria há vários anos. Nascera em Bacău, na Moldávia, em 21 de Julho de 1821. É considerado o criador do teatro e da literatura na Roménia e foi um dos principais animadores do movimento para a identidade cultural romena e a união da Moldávia com a Valáquia.
A mãe era filha de um comerciante greco-romeno. Os pais tiveram sete filhos, dos quais apenas três sobreviveram.
A família prosperou no lucrativo negócio do sal e no comércio de cereais. Em 1828, compraram uma grande propriedade em Mirceşti, um vilarejo perto do rio Siret. O jovem Vasile passou algum tempo lá, estudando com um dedicado monge e brincando com um menino cigano que se tornou seu grande amigo.
Entre 1828 e 1834, estudou num pensionato de elite em Iaşi. Mudou-se para Paris em 1834, onde se interessou por Química, Medicina e Direito, mas logo abandonou tudo em favor do que chamou «a paixão da sua vida», a Literatura. Escreveu os seus primeiros ensaios literários em 1838, em francês, língua que aprendeu na perfeição durante a sua estadia em Paris. Depois de um breve regresso ao seu país, partiu novamente para a Europa ocidental visitando a Itália, Espanha e sul da França.
Um ano depois, participou numa festa de Costache Negri, um amigo da família. Ficou apaixonado pela irmã de Negri. Com vinte e um anos de idade e há pouco tempo divorciada, Elena Negri respondeu com entusiasmo às declarações de amor do jovem, que começou a escrever e dedicar-lhe poemas. Uma doença súbita forçou Elena a viajar para Veneza. Ele encontrou-se ali, com ela.
Atravessaram depois a Áustria, Alemanha e França. A doença no peito de Elena agravou-se em Paris e, após um breve período em Itália, embarcaram num navio francês para voltar a casa em Abril de 1847. A tragédia abateu-se sobre o barco, quando Elena morreu nos braços de seu amado. Alecsandri canalizou o seu pranto num poema, “Steluţa” (“Estrelinha”). Mais tarde, dedicou-lhe a sua recolha de poemas, “Lăcrimioare” (“Pequenas Lágrimas”).
Em 1848, tornou-se um dos líderes do movimento revolucionário criado em Iaşi. Escreveu um poema, muito lido na época, incitando o público a aderir à causa, “Către Români” (“Para os romenos”), mais tarde renomeado “Deşteptarea României” (“O Despertar da Romênia”). Juntamente com Mihail Kogălniceanu e Costache Negri, escreveu um manifesto do movimento revolucionário moldavo, “Dorinţele partidei naţionale din Moldova” (“Desejos do Partido Nacional da Moldávia”).
Como a revolução fracassou, saíu da Moldávia através da Transilvânia e da Áustria, indo até Paris, onde continuou a escrever poemas políticos.
Dois anos depois, voltou ao país para uma encenação triunfal da sua comédia “Chiriţa în Iaşi”. Percorreu o interior da Moldávia, recolhendo, revisando e organizando uma vasta gama de folclore romeno, que publicou em duas etapas, em 1852 e em 1853. Os poemas incluídos nestas duas recolhas muito populares tornaram-se a pedra angular da identidade emergente romena, especialmente algumas baladas. O volume de poesia original, “Doine şi Lăcrămioare”, cimentou a sua reputação.
Amplamente reverenciado nos círculos culturais romenos, supervisionou a fundação da România Literară, para a qual contribuíram escritores moldavos e valáquios. Foi um dos unionistas mais actuantes, apoiando a união das duas províncias romenas, Moldávia e Valáquia. Em 1856, publicou - no jornal “Steaua Dunării” - o poema “Hora Unirii”, que se tornou o hino do movimento de unificação.
O final de 1855 viu Alecsandri perseguindo um novo interesse romântico. Aos trinta e cinco anos, o poeta de renome e agora figura pública apaixonou-se pela jovem Paulina, filha de um estalajadeiro. O romance decorreu a uma velocidade relâmpago: passaram a morar juntos na casa de Alecsandri em Mirceşti e, em 1857, nasceu-lhes uma filha.
Alecsandri obteve satisfação no avanço das causas políticas que há muito defendia. As duas províncias romenas uniram-se e Alecsandri foi nomeado ministro das Relações Exteriores. Percorreu o Ocidente, defendendo -  junto de alguns dos seus amigos e conhecidos - o reconhecimento da recém-formada nação e o apoio ao seu surgimento na turbulenta região dos Balcãs.
As visitas diplomáticas cansaram-no. Em 1860, estabeleceu-se em Mirceşti para o que seria o resto da sua vida. Casou-se com Paulina mais de uma década e meia depois, em 1876.
Entre 1862 e 1875, escreveu quarenta poemas líricos. Interessou-se também por poemas épicos, reunidos na colectânea “Legende”, e dedicou uma série de poesias aos soldados que participaram na Guerra de Independência da Roménia.
Em 1879, o seu drama “Despot-Vodă” recebeu o prémio da Academia Romena. Continuou a ser um escritor prolífico. Em 1881, escreveu “Trăiască Regele”, que se tornou o hino nacional do Reino da Roménia até a abolição da monarquia em 1947.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...