domingo, 20 de agosto de 2017

20 DE AGOSTO - STEPHEN WHITE


EFEMÉRIDE - Stephen Walsh White, escritor norte-americano especializado em livros de suspense, mais conhecido pela série “Dr. Alan Gregory”, nasceu em Long Island no dia 20 de Agosto de 1951.
Estudou Psicologia na Universidade da Califórnia, tendo-se diplomado em Berkeley (1972). Doutorou-se na Universidade do Colorado em 1979. Viveu em Nova Iorque, em Nova Jersey e no sul da Califórnia.
Stephen especializou-se no estudo dos efeitos psicológicos provocados por problemas conjugais, principalmente nos homens. Trabalhou também, durante algum tempo, como psicólogo de crianças com cancro no The Children's Hospital, em Denver.
Stephen é portador de esclerose múltipla, diagnosticada em 1986, mas já apresentava sintomas da doença desde há cerca de dez anos. Uma das personagens da série “Dr. Alan Gregory”, Lauren Crowder, também sofre da doença, embora ele tenha afirmado que os sintomas da personagem não são idênticos aos apresentados por ele.
Começou a escrever o seu primeiro livro em 1989 e, após terminado, levou cerca de um ano para conseguir uma editora que o aceitasse. Stephen publicou 17 livros entre 1991 e 2009, com parte deles a entrar na lista de bestsellers do “The New York Times”. Actualmente, vive no Colorado com a família.
O primeiro livro de Stephen tinha por título “Privileged Information”. Como obteve boas vendas, a editora publicou outro livro seu no ano seguinte, “Private Practices”, assim como “Higher Authority” em 1994. O Dr. Alan Gregory é o protagonista dos dois primeiros livros, tornando-se coadjuvante no terceiro - a protagonista é Lauren Crowder.
O seu quarto livro, “Harm’s Way”, foi publicado em 1996 e tornou-se o seu primeiro bestseller no “The New York Times”. O livro seguinte, “Remote Control”, também entrou na lista do jornal, novamente contando com Lauren Crowder como protagonista e editado em 1997. Em cada um dos anos seguintes, Stephen lançou um livro. Respectivamente, “Critical Conditions”, “Manner of Death”, “Cold Case” e “The Program”.
Em 2002, Stephen lançou o seu décimo livro, “Warning Signs”, inspirado no massacre de Columbine. Este foi o primeiro e, até então, seu único livro traduzido para português (Brasil, 2003).  Neste mesmo ano, continuando a lançar um livro anualmente, publicou “The Best Revenge”. “Blinded” foi publicado em 2004, “Missing Persons” em 2005, “Kill Me” em 2006, “Dry Ice” em 2007 e “Dead Time” em 2008.
The Siege” foi lançado em Agosto de 2009 e o seu livro mais recente, “Compound Fractures”, foi publicado em 2013.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...