quarta-feira, 30 de agosto de 2017

30 DE AGOSTO - MOLLY IVINS


EFEMÉRIDE - Mary Tyler “MollyIvins, jornalista, comentadora política e escritora norte-americana, autora de vários bestsellers, nasceu em Monterey, Califórnia, no dia 30 de Agosto de 1944. Morreu em Austin, Texas, em 31 de Janeiro de 2007.
Formou-se na St. John's School. Foi coeditora da secção de artes de “The Review”, o jornal oficial dos estudantes. Participou frequentemente em produções teatrais e mereceu um lugar vitalício como membro do Johnnycake, um clube dramático. Estudou também na Escola de Jornalismo da Columbia University, onde recebeu o grau de mestre. Estudou ainda no Instituto de Ciências Políticas, em Paris, durante um ano.
O seu primeiro emprego num jornal foi no departamento de queixas do “Houston Chronicle”, sendo depois responsável por reportar os problemas da vida quotidiana da cidade. Daí foi para o “Minneapolis Tribune”, onde seria a primeira mulher a fazer de repórter policial naquela cidade. Passou depois a escrever para o “Texas Observer”, entre 1970 e 1976. Colaborou no “The New York Times”, até 1982.
Durante a sua estadia no “The New York Times”, tornou-se também chefe de gabinete da “Rocky Mountain”, cobrindo nove estados do Oeste. Passou depois para o “Dallas Times Herald”, de 1982 até ao fim do jornal, em 1992. Passou a colaborar no “Fort Worth Star-Telegram”, que foi o seu jornal até 2001, quando se tornou jornalista independente. A sua coluna, distribuída pelo Creators Syndicat, aparecia em cerca de 400 jornais nacionais. Foi também membro da direcção da Fundação Democracia do Texas.
Crítica fervorosa da Guerra do Iraque de 2003, também ficou conhecida por ter criado a alcunha de “Shrub” (arbusto) para George W. Bush.
Em 1999, foi-lhe diagnosticado um cancro da mama. Em Janeiro de 2006, Molly revelou que iria submeter-se a quimioterapia. Escreveu ainda duas colunas em Janeiro de 2007, mas voltou ao hospital para facilitar o tratamento.
O presidente George W. Bush, um alvo frequente das suas farpas, disse num comunicado, após o seu falecimento: «Eu respeitava as suas convicções, a sua crença apaixonada no poder das palavras e as suas habilidades para tornear uma frase. Ela combateu a sua doença com a mesma paixão. A sua inteligência rápida e o compromisso com as suas crenças deixarão saudades.».
Durante a sua carreira, recebeu diversos prémios literários e de jornalismo. Em acumulação com estes galardões formais, Molly Ivins afirmava que se sentia particularmente orgulhosa em ter um “porco”, mascote das forças policiais de Minneapolis, gravado com o seu nome.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...