quinta-feira, 24 de agosto de 2017

24 DE AGOSTO - EARL DERR BIGGERS


EFEMÉRIDE - Earl Derr Biggers, jornalista, romancista e dramaturgo norte-americano, nasceu em Warren, Ohio, no dia 24 de Agosto de 1884. Morreu em Pasadena, Califórnia, em 5 de Abril de 1933. É lembrado sobretudo pelos seus romances policiais, que têm por herói o detective sino-americano Charlie Chan.
Licenciou-se na Universidade de Harvard em 1907 e começou a carreira de jornalista em Boston. Muitas das suas peças e romances foram adaptados ao cinema. Foi, postumamente, adicionado ao Hall da Fama do Warren City Schools Distinguished Alumni.
O seu primeiro romance “Seven Keys to Baldpate” foi adaptado ao teatro; esteve na origem de 7 filmes com o mesmo nome; e - pelo menos - de dois com títulos diferentes (“House of Long Shadows e “Haunted Honeymoon”), mas com o mesmo enredo.
Dramaturgo muito em voga na Broadway dos anos 1920, sofria de hipertensão arterial causada pelo stress do meio teatral. O médico impôs-lhe um longo período de repouso e Biggers alugou um bungalow num hotel do Havai. Foi aqui que ele ouviu falar de um célebre polícia chinês de Honolulu, no qual se inspirou para criar o seu herói, que iria aparecer em seis romances, entre 1925 e 1932. Meio chinês, meio americano, Charlie Chan faz a ponte entre as duas culturas, conservando os traços de carácter orientais bem distintos: a paciência, a delicadeza e sobretudo a sabedoria, que ele exprime através de aforismos ao estilo de Confúcio. Numa época em que se falava do perigo amarelo na literatura popular, Chan representava a figura ainda rara de um asiático amável, simpático e ao serviço da lei.
Hollywood cedo se apoderou do personagem e muitos filmes, pondo em cena os inquéritos do detective chinês, foram realizados entre 1926 e 1949. Os primeiros adaptaram as obras originais de Biggers, mas rapidamente diversos guionistas multiplicaram as aventuras do herói. Nos anos 1950, foi a vez da televisão, com “The New Adventures of Charlie Chan”, uma série com 39 episódios, e – em 1972 – os desenhos animados “The Amazing Chan and the Chan Clan”, em 14 episódios.
Biggers viveu em San Marino, Califórnia, tendo morrido no hospital de Pasadena, após sofrer um ataque cardíaco. Tinha apenas 48 anos e não adivinhava decerto o enorme sucesso que o seu personagem viria a ter.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...