segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

15 DE JANEIRO - MARIE DUPLESSIS


EFEMÉRIDE - Marie Duplessis, de seu verdadeiro nome Rose Alphonsine Plessis, cortesã francesa que serviu de inspiração para a personagem Marguerite Gautier, no romance “A Dama das Camélias”, de Alexandre Dumas Filho, nasceu em Nonant-le-Pin no dia 15 de Janeiro de 1824. Morreu em Paris, em 3 de Fevereiro de 1847.
Filha de um camponês alcoólatra, com a morte da mãe, ainda criança, ficou à mercê do pai. Trabalhou como criada de hotel e numa fábrica de guarda-chuvas. Com 15 anos, mudou-se para Paris e trabalhou como costureira e chapeleira.
Ambiciosa, percebeu que era grande a sua capacidade de atrair os homens, tornando-se uma cortesã de luxo. Aprendeu a ler e a escrever, a tocar piano e acabou por ser capaz de conversar sobre todos os assuntos.  Foi levada às rodas de nobreza de Paris, pelo duque de Guiche.
Alphonsine, querendo refinar-se, aprendeu como se portar como uma dama e teve aulas de dança e etiqueta, pelas mãos do duque. Foi nessa época que adoptou o nome de Marie Duplessis, por o achar mais atraente.
Nunca lhe faltaram amantes. Passou a ser sustentada pelo velho conde de Stackelberg, que lhe deu uma mansão, muitas jóias e uma carruagem com os respectivos cavalos. Marie seria parecida com a filha do velho conde, daí o motivo de tanta generosidade.
Marie Duplessis tinha vinte anos quando conheceu Dumas Filho, no Teatro de Variedades. Dumas, vestido segundo a última moda, refinado, logo atraiu o seu olhar. Apaixonaram-se sinceramente. Em 1845, porém, Dumas escreveu a Marie uma carta dizendo que «eles tinham de romper, pois não era rico para a amar como gostaria, nem pobre para ser amado da forma que ela desejaria». Marie partiu para Inglaterra, onde se casou com o conde Édouard de Perregaux (1846). O casamento durou pouco. Tuberculosa, Marie voltou para Paris e para a antiga vida mundana. A doença agravou-se seriamente. Morreu aos 23 anos, sem dinheiro e com a beleza destruída pela enfermidade. Foi deitada a uma vala comum no cemitério. O conde de Perregaux apressou-se, porém, a assegurar-lhe uma sepultura condigna.
Quando os seus pertences foram vendidos em leilão, para pagar as dívidas deixadas, muitos foram aqueles que quiseram guardar recordações suas. Menos de um ano mais tarde, Alexandre Dumas Filho homenageou-a, escrevendo “A Dama das Camélias”. Mais tarde, esta obra foi adaptada ao teatro pelo próprio autor, sendo representada em 1852. No ano seguinte, Verdi criou - tomando por base a peça - a célebre ópera “La traviata”, onde apresenta Marie Duplessis sob o nome de Violetta Valery.
O romance de Dumas Filho e a história de Marie Duplessis foram objecto de várias adaptações ao cinema, uma delas interpretada por Greta Garbo e Robert Taylor.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...