domingo, 21 de janeiro de 2018

21 DE JANEIRO - IBRAHIM RUGOVA


EFEMÉRIDE - Ibrahim Rugova, escritor, político e ex-presidente do Kosovo, morreu em Priština no dia 21 de Janeiro de 2006. Nascera em Cerrcë, em 2 de Dezembro de 1944. Era um antigo membro do Partido Comunista Kosovar e secretário da União dos Escritores do Kosovo.
Licenciado em Letras pela Sorbonne, falava fluentemente francês, inglês, sérvio e albanês. Passou dois anos na Escola prática de altos-estudos da Sorbonne (1976/77), onde estudou a vida e a obra de Roland Barthes.
Era líder da Liga Democrática do Kosovo e defendia meios pacíficos para conseguir a independência desta região sob domínio sérvio. Por isso, era conhecido pelo Gandhi dos Balcãs. Em 1989, o presidente da então Jugoslávia, Slobodan Milošević, anulou a autonomia do Kosovo precipitando a declaração de independência dos kosovares de língua e etnia albanesas.
Foi sequestrado pelo regime de Milošević durante a guerra do Kosovo em 1999, quando foi forçado a fazer uma aparição pública na televisão estatal sérvia. Em Março de 2002, foi eleito presidente do Kosovo, que ficara sob administração da ONU desde o fim da guerra, cargo que ocupou até à sua morte. Foi vítima de um misterioso atentado (falhado) em 2005.
Grande fumador, Ibrahim Rugova faleceu aos 61anos, após uma longa luta contra um cancro de pulmão, diagnosticado em 2005. Era casado e pai de três filhos. 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...