quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

3 DE JANEIRO - JOHN PAUL JONES


EFEMÉRIDE - John Paul Jones, de seu verdadeiro nome John Baldwin, músico multi-instrumentista, compositor, arranjador e produtor britânico, nasceu em Sidcup no dia 3 de Janeiro de 1946. Ganhou notoriedade por ter sido o baixista e tecladista dos Led Zeppelin desde 1968 até ao desmembramento da banda, após a morte de John Bonham, em 1980. Desde então, Jones tem desenvolvido uma carreira a solo. Também toca guitarra, bandolim, harpa, gaita e órgão.
De acordo com o “Allmusic”, Jones «deixou a sua marca na história da música rock & rol, como um músico inovador, arranjador e director». Muitos baixistas notáveis do rock ​​foram influenciados por ele. Jones faz ainda parte, actualmente, da banda Them Crooked Vultures, onde interpreta baixo, piano e outros instrumentos.
John aprendeu a tocar teclados com o pai, que foi pianista em grandes orquestras nas décadas 1940/50, principalmente na Ambrose Orchestra. A mãe também pertencia ao mundo da música, justificando-se assim o facto de a família fazer, muitas vezes, digressões pela Inglaterra. Foi influenciado, portanto, por um grande leque de estilos. Aos 14 anos, era organista e condutor do coro da igreja local e foi nessa altura que comprou a sua primeira guitarra baixo. O nome artístico John Paul Jones foi sugerido por um seu amigo.
A primeira banda em que Jones tocou, aos quinze anos, chamava-se The Deltas. Tocou também baixo para um grupo de jazz-rock de Londres, os Jet Blacks. A sua grande oportunidade surgiu em 1962, quando conheceu Jet Harris e Tony Meehan (recém-saídos dos Shadows), tendo tocado baixo para a sua banda durante dois anos. Entre 1964 e 1968, foi muito procurado para tocar baixo e teclados com artistas como os Rolling Stones, Donovan, Cat Stevens, Rod Stewart, Shirley Bassey e muitos outros.
John foi a primeira opção de Jimmy Page, para formar os The New Yardbirds, que pouco depois mudaram o nome para Led Zeppelin. Para além da sua importância como baixista, as suas aptidões como tecladista acrescentaram uma dimensão ecléctica à música dos Zeppelin, retirando–lhe o rótulo de ser apenas mais uma banda de hard rock. No palco, a música preferida de John era “No quarter”, que muitas vezes chegava a demorar mais de meia-hora e incluía trechos de “Amazing Grace” e variações de peças clássicas de compositores como Rachmaninov.
O seu envolvimento com os Led Zeppelin não o afastou das sessões de estúdio, tendo participado em diversas gravações. Apareceu também em sessões e vídeos de Paul McCartney. Em 1992, participou num álbum de Peter Gabriel. Criou o seu próprio estúdio, denominado Sunday School.
O seu primeiro álbum a solo, “Zooma, foi editado em 1999, seguido de “Thunderthieh” em 2001, onde pela primeira vez Jones mostrou igualmente os seus dotes vocais.
Em 2009, foi formado um novo trio, Them Crooked Vultures, com John Paul Jones, Dave Grohl e Josh Homme. A revista “Rolling Stone” classificou-o em 6º lugar entre os melhores baixistas de todos os tempos. John é casado com “Mo” (Maureen), que conheceu em 1965 e com quem tem três filhas. Em 2009, a sua fortuna estava estimada em 40 milhões de libras, segundo o “The Sunday Times”.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...