quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

24 DE JANEIRO - DESMOND MORRIS


EFEMÉRIDE - Desmond John Morris, biólogo inglês, reconhecido pelo seu trabalho como zoólogo e etólogo, nasceu em Purton no dia 24 de Janeiro de 1928. É conhecido ainda como escritor, pintor surrealista e expert em sociobiologia humana.
Notabilizou-se nos anos 1960, como apresentador do programa “Zoo Time”, na Granada TV. Os seus estudos concentram-se no comportamento animal e humano, explicados de um ponto de vista zoológico.
Morris escreveu vários livros e produziu alguns programas de televisão, muitas das vezes convertendo-os também em livros. As suas análises dos humanos, de um ponto de vista zoológico, geraram muita controvérsia, mas são bastante populares nos meios académicos.
Ingressou - em 1951 - no departamento de zoologia da Universidade de Oxford, a fim de estudar o comportamento animal, a explanar na sua tese de doutoramento. Em 1954, iniciou os trabalhos de pesquiza sobre o comportamento reprodutivo de uma espécie de peixe. Prosseguiu depois o seu estudo sobre a reprodução dos pássaros, antes de estudar a habilidade dos macacos de grande porte para a pintura e para o desenho.
Em 1957, um dos co-fundadores do Instituto de Artes Contemporâneas de Londres convidou-o para expor as primeiras pinturas realizadas pelo seu chimpanzé Congo. 
Tornou-se, então, apresentador da emissão “Zoo Time”. Produtor de shows televisivos e autor de vários livros de zoologia, Morris continua a ser considerado um percursor da etnologia e da sociobiologia humana, nomeadamente através da obra “O Macaco Nu”, best-seller mundial, que foi vendido em mais de dez milhões de exemplares.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...