sábado, 20 de janeiro de 2018

20 DE JANEIRO - BUZZ ALDRIN


EFEMÉRIDE - Buzz Aldrin, de seu nome original Edwin Eugene Aldrin Jr., engenheiro, ex-astronauta norte-americano, ex-coronel e piloto da Força Aérea dos Estados Unidos, nasceu em Glen Ridge no dia 20 de Janeiro de 1930. Foi o segundo homem a pisar a Lua, em 20 de Julho de 1969, como tripulante do módulo lunar Eagle, durante a missão Apollo 11, a primeira missão tripulada a pousar no nosso satélite.
Deixou a NASA após o passeio lunar, voltou à Força Aérea para ocupar um cargo de chefia   e passou a fazer palestras em todo o mundo promovendo a exploração espacial. Extrovertido, bem-humorado, culto, fez a dobragem de si próprio em séries da televisão americana, como “Os Simpsons”. Interpretou um reverendo num filme para a televisão sobre a Apollo 11 e confessou na sua autobiografia ter tido vários problemas de depressão e alcoolismo nos anos pós-Apollo 11, o que contribuiu para sua aposentadoria da USAF.
Foi dado o seu nome a uma cratera na Lua, localizada perto do ponto de alunagem da Apollo 11, e também a um asteróide. Tem uma estrela com o seu nome na Calçada da Fama em Hollywood.
Aldrin entrou para a NASA em Outubro de 1963 e foi ao espaço pela primeira vez na missão Gemini XII, a última do projecto Gemini, batendo o recorde de permanência fora da nave em actividades extra-veiculares, provando que os astronautas poderiam trabalhar no espaço, algo comum hoje em dia.
O seu nome em criança, e pelo qual ficou conhecido, deveu-se ao facto da irmã mais nova lhe chamar Buzzer (cigarra), palavra depois encurtada para Buzz. Nos anos 1980, ele mudou legalmente o seu nome para Buzz. O nome de solteira da mãe, de origem sueca, era – curiosamente - Marion Moon (Lua, em inglês). O pai, de origem escocesa, era funcionário da Standard Oil, fazendo viagens em serviço a pilotar uma aeronave.
Buzz Aldrin tem sido um forte apoiante para que os EUA tentem tudo para colocar humanos em Marte. Publicou cinco obras de ficção, todas sobre a aventura espacial, e ainda a sua autobiografia. Completa hoje 88 anos de idade.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...