terça-feira, 30 de janeiro de 2018

30 DE JANEIRO - TEOLINDA GERSÃO


EFEMÉRIDE - Teolinda Gersão Moreno, escritora e professora universitária portuguesa, nasceu em Coimbra no dia 30 de Janeiro de 1940.
Estudou Germanística e Anglística na Universidade de Coimbra, Universidade de Tuebingen e na Universidade de Berlim. Foi Leitora de Português na Universidade Técnica de Berlim, docente na Faculdade de Letras de Lisboa e posteriormente professora catedrática da Universidade Nova de Lisboa, onde ensinou Literatura Alemã e Literatura Comparada até 1995. A partir dessa data, passou a dedicar-se exclusivamente à literatura.
Além da permanência de três anos na Alemanha, viveu dois anos em São Paulo (reflexos dessa estada surgem em alguns textos de “Os Guarda-Chuvas Cintilantes”, 1984), e conheceu Moçambique, cuja capital, então Lourenço Marques, é o lugar onde decorre o romance de 1997 “A Árvore das Palavras”.
Escritora residente na Universidade de Berkeley em Fevereiro e Março de 2004, esteve presente na Feira do Livro de Frankfurt em 1997 e 1999.
Entre outros prémios literários, recebeu o Grande Prémio de Romance e Novela da Associação Portuguesa de Escritores pelo seu romance “A Casa da Cabeça de Cavalo” (1995), os Prémios de Ficção do Pen Clube pelos livros “O Silêncio” (1981) e “O Cavalo de Sol” (1989) e o Grande Prémio de Conto Camilo Castelo Branco por “Histórias de Ver e Andar” (2002).

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...