domingo, 7 de janeiro de 2018

7 DE JANEIRO - VALERI KUBASOV


EFEMÉRIDE - Valeri Nikolayevich Kubasov, cosmonauta soviético, veterano de missões no espaço, nasceu em Vyazniki no dia 7 de Janeiro de 1935. Morreu em Moscovo, em 19 de Fevereiro de 2014. Totalizou 18 dias e 18 horas no espaço.
Participou nas missões Soyuz 6 e Soyuz 19, tendo comandado a Soyuz 36 do programa Intercosmos. Na missão conjunta Apollo-Soyuz, foi engenheiro de voo. Esteve também envolvido no desenvolvimento da estação espacial Mir.
Enganou a morte por duas vezes, na sua carreira espacial. Ele fazia parte do grupo que estava marcado para voar na Soyuz 2, na qual foi encontrado o mesmo defeito no sensor do paraquedas, que causou a morte de Vladimir Komarov na Soyuz 1. A nave foi posteriormente lançada sem tripulação. Em Junho de 1971, ficou em terra por razões médicas, antes da trágica missão da Soyuz 11, para a qual estava escalado como tripulante. O cosmonauta de reserva, que o substituiu nesta missão, morreu quando a cápsula foi acidentalmente despressurizada por uma válvula defeituosa, durante a reentrada na atmosfera.
Posteriormente, foi director da RKK Energia, empresa estatal soviética responsável pela construção de espaçonaves e de componentes de estações espaciais.
Depois de trabalhar no projecto da estação Mir, retirou-se do programa espacial soviético em Março de 1993.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...