segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

22 DE JANEIRO - ABOUBAKAR


EFEMÉRIDE - Vincent Aboubakar Pessoa, futebolista camaronês, pertencente actualmente ao FC do Porto, nasceu em Yaoundé no dia 22 de Janeiro de 1992.
Após se destacar no Coton Sport FC, desde os catorze anos, Aboubakar - que se estreou na Selecção Camaronesa em Maio de 2010, num jogo amigável contra a Eslováquia - assinou contrato com o Valenciennes FC, de França, onde esteve 3 épocas, sendo depois transferido para o FC Lorient.
Foi convocado para a disputa dos Mundiais de 2014. Em Agosto desse mesmo ano, assinou pelo Porto (30 milhões de euros, com cláusula de rescisão de 50 milhões), onde passou a utilizar a camisola 99, que não era usada desde que Vítor Baía saiu do clube. Na Liga dos Campeões Europeus, marcou um golo contra o FC Basileia, no jogo dos oitavos-de-final, que o Porto ganhou por 4-0.
No início da temporada 2015/16, na Liga Portuguesa, Aboubakar agarrou a titularidade, que pertencia a Jackson Martínez na época anterior. No primeiro jogo, marcou dois golos, na vitória por 3-0 frente ao Vitória SC de Guimarães.
Em 2016/2017, foi titular importante no Besiktas JK (emprestado pelo Porto). Ganhou também a Taça de África das Nações de 2017., em que os Camarões defrontaram e venceram o Egipto, sendo ele a marcar o golo da vitória.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...