terça-feira, 1 de janeiro de 2019

1 DE JANEIRO - MILT JACKSON


EFEMÉRIDE - Milton “MiltJackson, vibrafonista de jazz norte-americano e um dos primeiros no género bebop, nasceu em Detroit, Michigan, no dia 1 de Janeiro de 1923. Morreu em Manhattan, Nova Iorque, em 9 de Outubro de 1999.
Milt Jackson foi o principal vibrafonista do jazz pós-swing e talvez o maior de todo o jazz. Começou a tocar violão e piano, antes de se decidir pelo vibrafone na adolescência. Em 1946, fazendo parte de um grupo de Detroit, encontrou-se com Dizzy Gillespie pela primeira vez. Depois, foi chamado por Dizzy para o seu sexteto em Nova Iorque e também para a sua Big Band.
Adquiriu rapidamente uma sólida experiência, tocando com as maiores figuras do jazz da época: John Coltrane, Woody Herman, Howard McGhee, Thelonious Monk e Charlie Parker. Na Big Band de Gillespie, tocou em quarteto com John Lewis, Percy Heath e Kenny Clarke. Este grupo tornar-se-ia no Modern Jazz Quartet (MJQ) que teve uma bela e longa carreira independente durante 20 anos, até 1974, reaparecendo em 1981 com outra formação. 
Milt actuou ainda em diversas pequenas formações, sendo também convidado por vários artistas de jazz, blues e soul, como B. B. King, Ray Charles e Miles Davis, entre outros. Faleceu aos 76 anos.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...