domingo, 1 de setembro de 2019

1 DE SETEMBRO - MUSTAFA BALEL


EFEMÉRIDE - Mustafa Balel, professor, tradutor e escritor turco, nasceu em Sivas no dia 1 de Setembro de 1945
Foi professor de Francês nos liceus do seu país, de 1968 até 1997. Esta profissão não o impediu de fazer também traduções para turco de vários escritores franceses de renome. Inversamente, traduziu para francês diversos obras de poetas turcos. 
Colaborou igualmente na redacção de várias enciclopédias como “Larousse (GDL, Mémo)”, “Axis 2000” e outras. 
Foi, naturalmente, dentro das suas actividades literárias, que publicou “Öykü”, uma das primeiras revistas literárias turcas, destinada especialmente aos leitores que gostam de textos curtos.  
O autor oferece aos seus leitores textos elaborados com palavras bem escolhidas, refinadas, mas também aquelas mais rugosas, que são indispensáveis para traçar a trama das suas obras. É um mestre da narração e do diálogo, conseguindo reter a atenção dos leitores através dos seus romances e contos, redigidos numa linguagem poética e viva, retratando os problemas das relações sociais entre o indivíduo e a sociedade. 
Nas suas obras, constata-se que denota uma estrutura matriarcal e convencional, numa sociedade conhecida como quase estritamente patriarcal.
Mustafa Balel foi laureado com o Prémio de Novela no 12º Festival de Antalya (1975) e com o Prémio do Concurso de Teatro organizado pela Fundação do Teatro, da Ópera e do Ballet (turca) em 1984. 
As suas obras estão traduzidas em várias línguas: francês, romeno, persa, búlgaro, português, etc.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...