sexta-feira, 27 de setembro de 2019

27 DE SETEMBRO - JULIUS WAGNER-JAUREGG


EFEMÉRIDE - Julius Wagner-Jauregg, médico de neurologia e psiquiatria austríaco, criador da malarioterapia, morreu em Viena no dia 27 de Setembro de 1940. Nascera em Wels, em 7 de Março de 1857. 
Lutou durante trinta anos à procura de um meio de combater as perturbações provocadas pelo espiroqueta de Schaudinn (sífilis). Em Junho de 1917, utilizando um soldado contaminado pela malária, foi o sangue dele inoculado em doentes mentais. Ficou provado que a violenta febre ocasionada pela malária dissipava as «névoas do raciocínio perturbado pela sífilis».
A sua teoria estava confirmada: o único meio de atacar estes microorganismos portadores da loucura, quando localizados no cérebro, seria a elevação da temperatura até ao ponto de aniquilar o micróbio no seu próprio reduto. 
Foi agraciado com o Prémio Nobel de Fisiologia ou Medicina de 1927, por ‘introduzir o tratamento da loucura causada pela sífilis’.
Wagner-Jauregg contribuiu igualmente para uma reforma da legislação psiquiátrica. Durante a Primeira Guerra Mundial, a sua prática de tratamento com electrochoques das nevroses de guerra deixou-o exposto a problemas com a justiça. 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...