quinta-feira, 26 de setembro de 2019

26 DE SETEMBRO - CRAIG CHAQUICO


EFEMÉRIDF - Craig Chaquico, guitarrista norte-americano de descendência portuguesa e nativo-americana, nasceu em Sacramento no dia 26 de Setembro de 1954
Chaquico frequentou a La Sierra High School. Começou a tocar guitarra ainda jovem e, aos 14 anos de idade, já tocava profissionalmente em night-clubs.
Durante grande parte da sua carreira, viveu nas proximidades de São Francisco e foi intimamente associado com a música daquela cidade. Paul Kantner, da banda de rock psicadélico Jefferson Airplane, viu-o tocar e convidou-o para o acompanhar numa série de sessões de gravação e shows.
Durante esse período, os membros do Airplane, Grateful Dead, Quicksilver Messenger Service e Crosby, Stills & Nash (and Young), frequentemente apareceram juntos em apresentações e gravações e Chaquico tocou ao lado deles  com uma série de músicos, incluindo Jerry Garcia, David Crosby, David Freiberg e Carlos Santana. A sua primeira gravação foi com Kantner e Grace Slick, em 1971, no seu álbum duplo, “Sunfighter”. 
Após, informalmente, se ter juntado ao recém-renomeado Jefferson Starship, ele esperava voltar à escola depois de uma tournée. Em vez disso, Slick e Kantner aproximaram-se dele em 1974, convidando-o para se juntar à banda permanentemente. Chaquico aproveitou a chance.
Chaquico permaneceu na banda, quando Kantner saiu e a banda se transformou em Starship. Ele co-escreveu a canção “Find Your Way Back” do álbum “Modern Times”, lançado em 1981. Uma versão smooth jazz desta mesma melodia também aparece no álbum a solo de Chaquico, “Planet Acoustic”, de 1994. 
Quando o grupo Starship se separou, Chaquico formou a Big Bad Wolf, uma banda de hard rock na mesma linha de Starship. Gravaram apenas um álbum, antes de se separarem. 
Ele então aventurou-se numa nova carreira, como guitarrista de jazz contemporâneo/new age. Chaquico colaborou com Ozzie Ahlers, para os seus dez álbuns a solo desde 1993. O mais famoso deles é o segundo, “Planet Acoustic”, de 1994, que rendeu uma nomeação para o Grammy Award de Melhor Álbum de New Age. Desde então, Chaquico tem consolidado a sua posição como um dos artistas que mais vendem, no estilo jazz contemporâneo e new age.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...