terça-feira, 11 de agosto de 2020

11 DE AGOSTO - LUCHO GATICA


EFEMÉRIDE - Lucho Gatica, de seu verdadeiro nome Luis Enrique Gatica Silva, cantor de boleros e actor chileno, nasceu em Rancagua no dia 11 de Agosto de 1928. Morreu no México em 13 de Novembro de 2018.
Estudou no Instituto O’Higgins. Enveredou depois pela vida artística, mas viveu com dificuldades até publicar o seu primeiro disco, em 1949.
Em 1956, começou uma tournée que o levou para a Venezuela. Em 1957, decidiu mudar-se para o México, um país que se tornaria muito importante na sua vida. Aqui lançou “No me platiques”, “Tú me acostumbraste” e “Voy a apagar la luz”, três grandes êxitos (1959).
Nessa época, Lucho já era conhecido nos círculos artísticos dos EUA e a MGM organizou alguns shows com as personalidades mais célebres do momento no mundo artístico, incluindo Elvis Presley e Nat King Cole.
Em 1958, o primeiro LP de Gatica foi apresentado. Dois dos seus três discos lançados naquele ano foram compilações com as suas gravações mais conhecidas no formato 78 RPM. O terceiro teve o título de “Encadenados”.
Mais tarde, Gatica decidiu morar definitivamente no México e ali se casou, em Maio de 1960, com a actriz porto-riquenha María del Pilar Mercado, artisticamente conhecida como ‘Mapita Cortés’, que também morava naquele país. Desta união, que durou 18 anos, nasceram cinco filhos.
Após o divórcio, Gatica mudou-se para os Estados Unidos. O seu segundo casamento foi com uma modelo americana que conheceu no início da década de 1980 (o casamento durou seis anos) e com quem teve uma filha. Após a separação, em 1986, casou-se com Leslie, vinte anos mais jovem, com quem teve a sua filha mais nova.
Em 1991, Lucho Gatica começou a manifestar os primeiros problemas vocais, que se acentuariam nos anos seguintes e que afectaria a sua produção de discos.
Em 1995, foi homenageado em Miami, por diversos artistas como Monna Bell, Celia Cruz, Rafael Basurto (Los Panchos), Olga Guillot, Juan Gabriel e José José.
No ano seguinte, foi presidente do júri do XXXVII Festival Internacional da Canção de Viña del Mar, no Chile. Durante este evento, Juan Gabriel - que participou como artista convidado - prestou-lhe homenagem, tocando um medley com canções populares chilenas.
Lucho Gatica faleceu aos noventa anos de idade. Ao longo da sua carreira, publicou cerca de 20 discos e participou em 15 filmes. 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...