terça-feira, 18 de agosto de 2020

18 DE AGOSTO - SHELLEY WINTERS


EFEMÉRIDE - Shelley Winters, de seu verdadeiro nome Shirley Schrift, actriz norte-americana, nasceu em St. Louis no dia 18 de Agosto de 1920. Morreu em Beverly Hills, em 14 de Janeiro de 2006.
É uma das mais respeitáveis actrizes da “era de ouro” de Hollywood, tendo começado a carreira nos anos 1940.  Mudara-se para Nova Iorque, onde estudou no famoso Actors Studio, na época ainda dirigido pelo seu fundador Lee Strasberg.
Foi para Hollywood, contratada pela Columbia Pictures. Actuou em papéis quase sempre secundários e muitas vezes nem creditados. Após uma passagem pela Broadway, regressou a Hollywood, assinando com a Universal Pictures. Interpretou o seu primeiro personagem de importância, no filme “Fatalidade”, em 1947.
O reconhecimento como actriz de talento veio em 1951, através da sua actuação em “Um lugar ao sol”. Por este papel, recebeu a sua primeira nomeação para os Oscars, na categoria de Melhor Actriz.
Nos anos 1950, Shelley actuou em filmes importantes, como “Um homem e dez destinos” (1954), “O mensageiro do diabo” (1955), “Laughton; A grande chantagem” (1955), e “O diário de Anne Frank” (1959). Por este último, recebeu o Oscar de Melhor Actriz Coadjuvante.
Em 1962, interpretou a mãe da ninfeta “Lolita”, no filme com o mesmo nome, dirigido por Stanley Kubrick e baseado num romance de Nabokov. Os críticos consideraram esta como a sua melhor actuação e, por ela, foi nomeada para o Globo de Ouro de Melhor Actriz Coadjuvante.
O segundo Oscar veio com “Quando só o coração vê” (1965). Ainda nos anos 1960, Shelley Winters apareceu noutras produções, como “Como conquistar as mulheres” (1966), re-filmado em 2004, e “Harper - O caçador de aventuras” (1966).
Nos anos 1970, recebeu nova nomeação para os Oscars e ganhou o seu único Globo de Ouro, desta vez pela personagem protagonizada, em “O destino do Poseidon”. Winters, para este papel, engordou vários quilos, que nunca mais perdeu.
Shelley Winters teve ainda mais participações de destaque no cinema, em “Quem espancou Tia Roo?” (1971), na comédia “Próxima parada, bairro boémio” (1975), no filme de suspense “O inquilino” (1976), em “S.O.B.” (1981) e em “Retrato de uma dama” (1996).
Entre os actores que contracenaram com ela, de destacar Marlon Brando, Paul Newman, William Holden e James Mason.  Teve vários amores tumultuosos, entre eles com Burt Lancaster. Foi casada três vezes, tendo uma filha.
Shelley Winters faleceu aos 85 anos, tendo uma estrela no Passeio da Fama em Hollywood. 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...