quinta-feira, 20 de agosto de 2020

20 DE AGOSTO - CARMINHO


EFEMÉRIDE - Carminho, de seu nome Maria do Carmo de Carvalho Rebelo, de Andrade, cantora e compositora portuguesa, nasceu em Lisboa no dia 20 de Agosto de 1984. É filha da também fadista Teresa Siqueira e é considerada uma das mais talentosas e inovadoras cantoras de fado da sua geração, interpretando também outros géneros musicais, como a música popular portuguesa, a música popular brasileira e o jazz.
Aos dois anos de idade, a família instalou-se numa aldeia algarvia, onde Carminho se habitou a ouvir os álbuns da mãe, a sua principal influência no fado. Escutava também outros fados que os pais ouviam e cantavam. Além disso, Carminho foi introduzida à música brasileira, através das telenovelas e das suas bandas sonoras, canções de Chico Buarque, Elis Regina, Milton Nascimento, Tom Jobim e Vinícius de Morais. Com 12 anos, a família voltou para Lisboa. Começaram por se instalar no Bairro Alto, mudando-se depois para Campo de Ourique.
Foi por essa altura que a mãe resolveu assumir a exploração da casa de fados “A Taverna do Embuçado”, que pertencera a João Ferreira Rosa. Situada noutro bairro popular de Lisboa, Alfama, Carminho contactava nesse espaço com alguns dos principais intérpretes do fado, como João Ferreira Rosa, João Braga, Carlos Zel ou Camané.
Numa festa organizada no Coliseu dos Recreios, a própria jovem pediu aos pais para cantar. A partir dos 15 anos de idade, Carminho passou a cantar regularmente na casa de fados pertencente à sua família.
Paralelamente à actividade como fadista, Carminho diplomou-se em Marketing e Publicidade, no IADE, em Lisboa.
Em Dezembro de 2018, casou-se com o produtor musical João Gomes. Em Janeiro de 2020, anunciou que estava grávida.
Apesar de ter começado a cantar desde criança, só aos 22 anos decidiu seguir a carreira musical e isto só depois de uma longa viagem pelo mundo, que demorou 11 meses e que a ajudou a tomar essa decisão. Diz que não precisou de coragem e que é feliz a cantar o fado.
Tem passado por várias casas de fado, como “A Taverna do Embuçado”, “Petisqueira de Alcântara” e “Mesa de Frades”. Esteve na Suíça, numa quinzena temática portuguesa e com esse grupo, Tertúlia de Fado Tradicional, gravou quatro canções (“Toca Pr’á Unha”, “O Vento Agitou O Trigo”, “Fado Pombalinho” e “O Fado da Mouraria”) do CD “Saudades do Fado”, editado em 2003.
Participou nos espectáculos da Feira do Toiro realizados em 2003 e 2004, em Santarém, e quando das cerimónias de adesão de Malta à União Europeia actuou neste país, a convite da Embaixada Portuguesa.
Em 2005, cantou num espectáculo, que teve lugar no Teatro Camões, oferecido pelo presidente da Turquia ao presidente Jorge Sampaio. Ainda em 2005, recebeu o Prémio Amália, na categoria de Revelação Feminina.
Em 2006, colaborou nas gravações do disco “O Terço Cantado”, que recebeu a bênção apostólica do Papa Bento XVI. As músicas são de Ramon Galarza e as vozes são dos irmãos Carmo Rebelo de Andrade e Francisco Rebelo de Andrade.
Carminho participou no filme “Fados” de Carlos Saura, em 2007. O disco com a banda sonora inclui a faixa “Casa de Fados”, com a participação de Vicente da Câmara, Maria da Nazaré, Ana Sofia Varela, Carminho, Ricardo Ribeiro e Pedro Moutinho.
Em Maio de 2008, participou num concerto de Tiago Bettencourt; também actuando na Casa da Música, na Expo Zaragoza 2008 e foi convidada para o espectáculo comemorativo dos 45 anos de carreira de Carlos do Carmo, no Pavilhão Atlântico. Nesse mesmo ano, interpretou “Gritava contra o silêncio”, excerto de um conto de Sophia de Mello Breyner Andersen, no primeiro disco de inéditos de João Gil.
Em 2009, foi apontada pelo site Cotonete como «um dos nomes a seguir no ano». O disco de estreia, “Fado” foi editado em Junho de 2009.
Participou na campanha de 2011 do “Pirilampo Mágico”, gravando o single “Ser Feliz” com Ney Matogrosso. Foi ainda um dos vários nomes convidados para o disco “Os Fados e as Canções do Alvim” de Fernando Alvim. O disco “Fado” recebeu o Prémio de Melhor Álbum de 2011 da a revista britânica “Songlines”.
Ainda em 2011, colaborou com Pablo Alborán no tema “Perdonáme”, que foi um grande sucesso em Espanha e Portugal, e com Pedro Luís no tema “Lusa”.
Em Março de 2012, lançou o seu segundo álbum intitulado “Alma”. A edição brasileira inclui duetos com Chico Buarque (“Carolina”), Milton Nascimento (“Cais”) e Nana Caymmi (“Contrato de Separação”).
O terceiro álbum, “Canto”, foi editado em 2014. O disco contou com a participação especial de Marisa Monte.
Em Janeiro de 2015, recebeu a Comenda da Ordem do Infante D. Henrique.
Em 2016, gravou o disco “Carminho Canta Tom Jobim”, que contou com a participação de Marisa Monte, Chico Buarque e Maria Bethânia. Participou num dos temas do segundo disco dos Tribalistas, lançado em Agosto de 2017.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...