quinta-feira, 13 de agosto de 2020

13 DE AGOSTO - ADA DE CASTRO


EFEMÉRIDE - Ada de Castro, de seu Ada Antunes Pereira, fadista portuguesa, nasceu em Lisboa no dia 13 de Agosto de 1937.
A sua estreia no teatro de revista aconteceu na peça “Tudo à Mostra” (1966), no Teatro Maria Vitória, onde cantou “Na Hora da Despedida”, um fado de apoio aos soldados portugueses na Guerra do Ultramar, que se tornaria num sucesso.
Ada fez parte dos sócios fundadores da Associação Portuguesa dos Amigos do Fado.
Em 2009, foi editado o primeiro volume de “Os Fados da Alvorada”, incluído numa série de compilações com chancela da Movieplay Portuguesa, que abre com o tema “A Rosa” interpretado por Ada de Castro, com música de Joaquim Campos da Silva e letra de Joaquim da Silva Borges.
«Sou uma mulher simples que ama o Fado e que tudo tem feito para o cantar bem. Sou das fadistas castiças que cantam com voz velada e um cheirinho de rua» afirmou Ada de Castro, certo dia.
Ada de Castro anunciou a sua retirada em Outubro de 2010, após ter recebido o Prémio de Carreira pelos seus 50 anos de vida artística, na V Gala Amália. O evento, realizado pela Fundação Amália e pela Música no Coração, decorreu no Coliseu de Lisboa. Ainda em 2010, a RTP apresentou o documentário “Ada de Castro - 50 Anos de Carreira”, de Maria João Gama.
Em Novembro de 2012, foi distinguida com a Medalha Municipal de Mérito, Grau Ouro, da Câmara Municipal de Lisboa, numa cerimónia onde foram homenageadas 50 personalidades do universo do Fado e da Guitarra Portuguesa, assinalando o 1º aniversário da consagração do Fado como Património Imaterial da Humanidade, pela UNESCO.
Antes, Ada de Castro recebera diversos prémios. Entre eles: o de Melhor fadista da quinzena (Prémio RTP, (1962); o Prémio Bordalo (1967); o Prémio da Imprensa, entregue pela Casa da Imprensa em 1964, na categoria “Fado” e que também distinguiu o fadista Carlos do Carmo; e foi a Melhor fadista do ano (“Revista Nova Gente”, 1982).

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...