sexta-feira, 21 de agosto de 2020

21 DE AGOSTO - GLENN HUGHES


EFEMÉRIDE - Glenn Hughes, músico inglês, nasceu em Cannock no dia 21 de Agosto de 1951. Deixou a escola aos 15 anos, para tocar guitarra numa banda local, antes de mudar para baixo e de começar a cantar.
Ele é conhecido pelo seu trabalho em grupos como os Trapeze e Deep Purple na primeira metade dos anos 1970, ganhando a alcunha de “The Voice Of Rock”. Deixou os Trapeze, em 1973, quando recebeu um convite de Jon Lord e Ian Paice para substituir o baixo Roger Glover, que havia deixado a banda juntamente com o vocalista Ian Gillan. Hughes, que já tinha recusado o convite dos Electric Light Orchestra, aceitou o convite dos Deep Purple.
Em 1976, porém, Glenn Hughes deixou os Deep Purple, foi morar em Los Angeles e lançou o primeiro disco a solo, “Play Me Out”. Com o sucesso e reconhecimento, passou a trabalhar com diversos artistas e a desenvolver parcerias em composições, como em Hughes/Thrall (1982), que não teve o sucesso comercial esperado.
Em 1985, cantou como convidado no “Run for Cover”, de Gary Moore. Trabalhou também com os Phenomena e Black Sabbath.
Nos anos 1990, Glenn retornou à sua carreira, após alguns anos afastado, e gravou o álbum “Face The Truth” (1992), do ex-guitarrista dos Europe, John Norum. A sua carreira a solo recomeçou com os outros ex-músicos dos Europe e gravaram os álbuns “From Now Own” e “Burning Japan Live”.
Depois, Glenn voltou a lançar vários discos a solo com outros músicos, como “Songs in the key of rock”, os dois CDs do “HTP-Project” (ao lado de Joe Lynn Turner) e o novíssimo “Voodoo Hill” (com Dario Mollo, na guitarra). Hughes também trabalhou com Tony Iommi (Black Sabbath), como vocalista. Recentemente, abriu a sua própria gravadora, a Pink Cloud Records.
Integrou, até 2013, o projecto Black Country Communiom, juntamente com Joe Bonamassa, Jason Bonham e Derek Sherinian. O grupo desfez-se em Março de 2013, devido a desavenças entre Hughes e Bonamassa. Depois do fim do grupo, Hughes montou - com Bonham e o guitarrista Andrew Watt - a banda California Breed, que lançou um único álbum em 2014 e logo depois encerrou as suas actividades.
Glenn Hughes publicou a sua autobiografia em 2011 sob o título “Glenn Hughes - From Deep Purple to Black Country Communion”, na qual conta em detalhe como se tornou consumidor de cocaína, nos anos 1970, conseguindo a remissão cerca de 20 anos mais tarde, depois de ter visto a morte bem de perto em 1991.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...