domingo, 2 de agosto de 2020

2 DE AGOSTO - MORGANA


EFEMÉRIDE - Morgana, de seu verdadeiro nome Isolda Corrêa Dias, cantora brasileira, nasceu em São Paulo no dia 2 de Agosto de 1934. Morreu na mesma cidade em 4 de Janeiro de 2000.  Usou também como o nome artístico Morgana Cintra, sendo igualmente conhecida por ‘A fada loura’.
Iniciou a sua carreira como cantora lírica, obtendo sucesso durante sete anos. Em 1958, passou a dedicar-se à música popular, usando como nome artístico Morgana Cintra.
Após o êxito de “Serenata do adeus”, a sua primeira gravação, para a editora Copacabana, gravou “Mais brilho nas estrelas”, que também teve grande aceitação do público e da crítica (assim como “Hino ao amor”, a versão composta por Odair Marzano, a partir do sucesso de Édith Piaf “Hymne à l’amour”, que seria gravada em português também por nomes como Wilma Bentivegna, Maysa e Dalva de Oliveira).
Em 1961, já com o nome artístico abreviado para Morgana, ganhou o Troféu Imprensa de Melhor Cantora.
Outros dos seus sucessos foram: “Arrependida”, “Canção da tristeza”, “Conselho”, “Este seu olhar”, “Não pense em mim” (a bela versão da canção italiana “Non pensare a me”, de Claudio Villa, que também ganhou uma famosa versão em francês, na voz de Mireille Mathieu) e “E a vida continua”.
Também actuou como cantora na televisão, com a música-tema da novela “O Direito de Nascer”, da TV Tupi, em 1965, época em que ficou carinhosamente conhecida como ‘A fada loura’.
Em 1973, no auge do sucesso no Brasil e no estrangeiro, decidiu trocar a carreira de cantora por uma cadeia de pizzarias, montada em sociedade com o marido.
Faleceu tragicamente, aos 65 anos, quando - após uma tentativa de suicídio com um tiro na boca - foi socorrida e levada para o hospital. Ao despertar e perceber que estava ligada a aparelhos, Morgana arrancou os tubos que a mantinham viva e morreu imediatamente. Foi sepultada no cemitério Quarta Parada, em São Paulo.
Várias cantoras contemporâneas de Morgana disseram que ela estava a atravessar um período de grande depressão e só pensava em poder voltar a cantar.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...